quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Conjunto Académico João Paulo – Oásis

Caso sério de popularidade nos anos 60 o Conjunto Académico João Paulo teve um percurso impressionante de longevidade (formados em 1961 só terminaram no final da década de 70), assim como de nº de gravações efectuadas (mais de uma dezena de EP e Single e quatro álbuns entre 1964 e 1972).
Constituídos no início da década na Ilha da Madeira revelaram-se em 1964 ao vencer o Concurso Caravana em Férias resultado da exibição do filme "Summer Holiday" com The Shadows  e Cliff Richard. Seguiu-se a consagração no Continente com a gravação do primeiro EP, passagem pela RTP e vários concertos.
Muitas foram as canções de intérpretes internacionais que foram alvo de versões por parte do grupo que tinha no seu vocalista Sérgio Borges a figura mais conhecido embora o conjunto toma-se a designação do seu teclista João Paulo. Charles Aznavour, Adamo, Gilbert Bécaud, Roy Orbison, The Mamas and The Papas, The Turtles, Bee Gees, Sandie Shaw foram alguns desses intérpretes.






Mas também gravaram muitos originais, dos quais a canção de hoje é um exemplo. Estávamos em 1967 quando foi editado o EP "Poema de Um Homem Só" (o 7º segundo as minhas contas) do grupo onde constavam as seguintes canções:
- Poema de Um Homem Só
- Monday, Monday
- Oásis
- When a Man Loves a Woman
ou seja dois sucessos internacionais e dois originais.

Começava assim o texto assinado por José Farinha na contra-capa dos disco:
"Em plena "tournée" por África, e precisamente no caminho de Porto Alexandre para Moçâmedes, João Paulo e Carlos Alberto, inspirados no passeio que tinham dado pelo deserto, chegaram ao Hotel e no piano instalado na Sala, compuseram "OÁSIS". O arranjo, feito pelo Conjunto processou-se mais tarde na Escola Prática de Infantaria, em Mafra. A letra tem a particular curiosidade de ter sido feita por um Senhor Oficial, que assistindo, a alguns dos seus ensaios e apaixonando-se pela melodia, se inspirou, e, sem que "eles" dessem por isso apresentou-lhes o seu trabalho. Pela primeira vez, numa composição de sua autoria, admitiram letra de um estranho, só porque reconheceram nela um POEMA EXTRAORDINÁRIO."

Recorda-se "Oásis"




Conjunto Académico João Paulo – Oásis

Sem comentários:

Enviar um comentário