Quem não é fã de ou não conhece a música de Van Morrison não sabe o que perde. Felizmente sou-o desde há muito, muito tempo. Teria que recuar, provavelmente a 1970 quando pela primeira vez o ouvi (terei ouvido antes, nomeadamente "Gloria", mas sem identificar que era ele quem a interpretava), provavelmente com "Moondance" ou algum tema de "Astral Weeks" que logo ficaram na lista para aquisição há primeira oportunidade.
Van Morrison tem actualmente 74 anos e quem o ouve não os dá tal a frescura que sai das suas canções. E no ano de 2019 publica aquele que é o melhor álbum, pelo menos dos que conheci, dos cada vez menos sobreviventes dos anos 60 que insistem em continuar as suas carreiras quer em gravações quer ainda em actuações.
Edição em CD com a Ref: 0801663 |
É uma injustiça que "Three Chords & The Truth" não figure em nenhuma das listas, e não foram poucas as que consultei, dos melhores discos de 2019. Merecia-o!
Listas à parte, que valem o que valem, o importante é que consiga manter por muitos anos a qualidade aqui revelada. E já agora a quantidade com que nos tem prendado nos últimos anos. Lembre-se que em 4 anos publicou 6 álbuns! É obra.
Destes 6, "Three Chords & The Truth" é o que prefiro a acompanhar "Keep Me Singing" (2016), pelo meio 4 trabalhos, entre o Jazz e o Blues, que misturavam algumas canções novas com interpretações de temas daqueles universos musicais.
Onde eu gosto mesmo de Van Morrison é quando se desprende de géneros e cria as suas canções no seu género, devia haver um género com o seu nome. É claro que as influências estão lá, principalmente o Blues, é claro, mas "Three Chords & The Truth" ouve-se e apetece dizer "isto sim, é Van Morrison!". 14 canções e quase 70 minutos de audição que fazem o que de melhor o ano de 2019 nos deixou.
Para audição o irresistível "You Don't Understand".
Van Morrison - You Don't Understand
Sem comentários:
Enviar um comentário