Quem não é fã de ou não conhece a música de Van Morrison não sabe o que perde. Felizmente sou-o desde há muito, muito tempo. Teria que recuar, provavelmente a 1970 quando pela primeira vez o ouvi (terei ouvido antes, nomeadamente "Gloria", mas sem identificar que era ele quem a interpretava), provavelmente com "Moondance" ou algum tema de "Astral Weeks" que logo ficaram na lista para aquisição há primeira oportunidade.
Van Morrison tem actualmente 74 anos e quem o ouve não os dá tal a frescura que sai das suas canções. E no ano de 2019 publica aquele que é o melhor álbum, pelo menos dos que conheci, dos cada vez menos sobreviventes dos anos 60 que insistem em continuar as suas carreiras quer em gravações quer ainda em actuações.
![]() |
Edição em CD com a Ref: 0801663 |
É uma injustiça que "Three Chords & The Truth" não figure em nenhuma das listas, e não foram poucas as que consultei, dos melhores discos de 2019. Merecia-o!
Listas à parte, que valem o que valem, o importante é que consiga manter por muitos anos a qualidade aqui revelada. E já agora a quantidade com que nos tem prendado nos últimos anos. Lembre-se que em 4 anos publicou 6 álbuns! É obra.
Destes 6, "Three Chords & The Truth" é o que prefiro a acompanhar "Keep Me Singing" (2016), pelo meio 4 trabalhos, entre o Jazz e o Blues, que misturavam algumas canções novas com interpretações de temas daqueles universos musicais.
Onde eu gosto mesmo de Van Morrison é quando se desprende de géneros e cria as suas canções no seu género, devia haver um género com o seu nome. É claro que as influências estão lá, principalmente o Blues, é claro, mas "Three Chords & The Truth" ouve-se e apetece dizer "isto sim, é Van Morrison!". 14 canções e quase 70 minutos de audição que fazem o que de melhor o ano de 2019 nos deixou.
Para audição o irresistível "You Don't Understand".
Van Morrison - You Don't Understand
Sem comentários:
Enviar um comentário