sábado, 11 de janeiro de 2020

Miramar - Pine Trees

Algumas memórias de 2019

No panorama musical português 2019 ficou marcado, definitivamente, pela morte daquele, que para muitos, foi o maior compositor e intérprete da música popular portuguesa dos últimos 60 anos: José Mário Branco.
De resto o ano passado viu-se arredado de qualquer um dos intérpretes que marcaram a minha adolescência e juventude, não tivemos gravações de Fausto, Sérgio Godinho, Júlio Pereira entre outros.

Não me identifico muito com a música portuguesa que nos é dado ouvir hoje em dia, mesmo assim não posso deixar de referir algumas das publicações de 2019 que mereceram a minha atenção.

Camané e Mário Laginha - Aqui está-se Sossegado
Salvador Sobral - Paris, Lisboa
Miramar - Miramar
Capião Fausto - A Invenção do Dia Claro
Manel Cruz - Vida Nova


De referir ainda "Desalmadamente" de Lena d'Água, uma agradável surpresa neste seu regresso aos originais.



https://www.rastilho.com/



É pouco, bem sei, é mesmo muito pouco, falha minha com certeza, mas não consegui ir mais longe.
Aquele que mais me impressionou foi Miramar, o duo constituído por Frankie Chavez e Peixe, os dois já com provas dadas na nossa musica moderna. O álbum tem a particularidade de ser somente instrumental e particularmente agradável de se ouvir.
Para a revista Blitz foi o 3º melhor nacional e Lia Pereira terminava assim a sua apreciação:
"Apesar da diferença de cinco anos, Frankie Chavez e Peixe começaram a tocar guitarra no mesmo ano:1988. Cada vez mais importante ao longo dos anos, para ambos, foi englobar tudo o que ouviam e criar a sua própria linguagem. Hoje, continuam apaixonados pela guitarra ("A guitarra eléctrica é o instrumento mais cool de sempre. Dificilmente vai ser destronado, por mais tecnologia que apareça. É como o livro, compara Peixe) e também maravilhados pela surpresa que a maré lhes trouxe. "De repente tens mais uma coisa bonita na tua vida", diz o portuense sobre o disco. "É quase um bónus, uma prenda do destino". E um dos álbuns mais inspirados e até comoventes do ano."
Do destino veio "Pine Trees", assim começa "Miramar".



Miramar - Pine Trees

Sem comentários:

Enviar um comentário