sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Conjunto Mistério – Coimbra, Menina e Moça

Formados em 1963 a partir do Conjunto Nova Onda, o Conjunto Mistério que se "escondiam" atrás de mascarilhas que usavam nas actuações. Daqueles vieram Luís Waddington e Edmundo Silva aos quais se juntaram Michel Mounier e António Moniz Pereira, ocasionalmente Fernando Gaspar (comercialmente Fernando Concha) de Os Conchas assegurava as vozes.


Vencedores do Concurso de Conjuntos Tipo Shadows realizado em Setembro, Outubro  de 1963, que lhes valeu uma ida a Londres onde conheceram The Shadows um dos grupos ingleses mais conhecidos internacionalmente e principal influência do Conjunto Mistério.
Deixaram-nos quatro EP, gravados entre 1963 e 1965, onde são visíveis as suas características fundamentalmente instrumentais onde revisitavam canções tradicionais portuguesas. Curta duração pois para este interessante grupo nacional.
Quanto ao fim do conjunto Edmundo Silva afirma no livro "Biografia do Ié-Ié":
"Os Beatles é que deram cabo do Conjunto Mistério. Nós fazíamos instrumentais de canções populares portuguesas e depois apareceram os Beatles com as suas vozes fantásticas e nós fomos por água abaixo. Não tínhamos vozes."






Entre o que de melhor fizeram está esta versão de "Coimbra, Menina e Moça", o tradicional fado de Coimbra, pertencente ao 2º EP.




Conjunto Mistério – Coimbra, Menina e Moça

Sem comentários:

Enviar um comentário