segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Daniel Bacelar – Só Um Beijo Mais

Se para Os Conchas a influência maior eram The Everly Brothers, para Daniel Bacelar (1943-2017)  ela ia directa para Ricky Nelson (1940-1985) que foi o seu ídolo de sempre.
Mas não só de interpretações de Ricky Nelson se fez o percurso musical de Daniel Bacelar, na "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX" pode-se ler:
"Compositor de muitas das canções que gravou, D. Bacelar contribui  para a criação de um reportório rock em português."
Reportório que ficou parcialmente gravado em 8 EP (incluindo o inicial editado a meias com o duo Os Conchas, o disco "Caloiros da Canção 1") editados entre 1960 e 1967.
Em 2008 em resposta a um e-mail meu, respondeu-me Daniel Bacelar:
"Eu tinha 17 anos, quando por puro acidente ganhei um concurso da Rádio Renascença e gravei um E.P. para a VALENTIM DE CARVALHO sendo o lado A com duas canções minhas e o lado B duas canções pelos Conchas que ganharam também como duo vocal. Foi o primeiro disco de rock'n'roll em português (se é que se pode chamar rock'n'roll) e uma série de outros se seguiram tendo gravado o último com cerca de 22 anos. Tenho hoje 65 anos e estou reformado da TAP AirPortugal."

Foi, portanto, muito novo que Daniel Bacelar fez o seu percurso musical e ouvindo agora os discos que nos deixou, fica a pergunta o quão importante teria sido a sua passagem pela música caso tivesse optado por uma carreira profissional no mundo musical.






Em 1961 foi publicado o 2º EP onde constava "Marcianita", a mais conhecida do disco, mas à qual o próprio Daniel Bacelar parecia não ter muito apreço. "Tenho Pena", "Só Um Beijo Mais" e "O Tempo Dirá", estas duas últimas originais por ele compostas, completam o disco.
Recorda-se "Só Um Beijo Mais", os primórdios do Pop-Rock nacionais.




Daniel Bacelar – Só Um Beijo Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário