Os jovens músicos que compunham os conjuntos de Pop-Rock nacionais que proliferaram pelo país, com concentração evidente em Lisboa e Porto, nos idos anos 60, estavam bem atentos ao que se produzia na música anglo-saxónica que ia ganhando espaço na radiodifusão um pouco por todo o lado, cá também. Veja-se estes últimos Regresso ao Passado e identifique-se as principais influência para se constatar como actualizados se encontravam.
As sonoridades ao longo da década vão-se alterando e será fácil de constatar as diferenças que existiram no início e fim dela. Mesmo no mesmo grupo é, por vezes, notória as alterações que se verificavam. Veja-se o exemplo dos Chinchilas (1965-1972), com interrupções pelo meio, Pop, Pop psicadélico, Folk-Rock, Rock mais pesado, em sintonia com a música importada.
Nos Chinchilas pontificava um jovem guitarrista Filipe Mendes (1947-2018) que muitos anos mais tarde adoptaria o nome de Phil Mendrix, revelando assim o seu gosto por Jimi Hendrix.
Deixaram gravados entre 1967 e 1970 um EP e 3 Singles.
O EP é de 1967 e nele constava a composição mais conhecida dos Chinchilas, "I'm a Believer", um original de Neil Diamond popularizada pelos The Monkees do ano anterior, as restantes faixas eram originais do grupo. Uma delas era "Take That Train".
Chinchilas – Take That Train
Sem comentários:
Enviar um comentário