terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Neil Young - Milky Way

Algumas memórias de 2019

Presença regular nestes meus Regresso ao Passado, Neil Young faz parte de uma lista reduzida de artistas revelados nos anos 60 do século passado que mantém uma actividade superior ao que seria de esperar, se fosse só por isso já merecia constar neste tema de "Algumas memórias de 2019".
É, na realidade, um caso ímpar na história do Rock este profícuo canadiano que acompanho desde o início da minha adolescência.

Deambulando entre vários estilos musicais, tem vindo nos últimos anos, concretamente na última década, a revelar uma regularidade impressionante de novos disco em estúdios, dez nas minhas contas, e também na edição dos seus famosos arquivos, contabilizei sete da "Performance Series", acrescente-se um duplo álbum ao vivo com os Promise of the Real e ainda a banda sonora de Paradox e ficamos com uma ideia de quão produtivo tem Neil Young estado.

Quanto ao ano de 2019, primeiro foi a edição de "Tuscaloosa" a encaixar como Volume 04 da referida "Performance Series" e corresponde a gravações ao vivo efectuadas em Tuscaloosa, Alabama no ano de 1973 com os The Stray Gators.


Edição em CD com a ref: 93624901112



É a digressão posterior ao sucesso de "Harvest" e nele encontramos canções inesquecíveis como "After the Gold Rust", "Harvest", "Heart of Gold", ou seja do período dourado de Neil Young. Um prazer reviver a música por ele produzida naqueles tempos.

O ano de 2019 de Neil Young é também marcado por mais um disco de originais editado em finais de Outubro passado. Depois dos menos interessantes, quase decepções dos dois álbuns anteriores, "Peace Trail" (2016) e "The Visitor" (2017) era com muita curiosidade que aguardava o novo trabalho de nome "Colorado" gravado com os seus Crazy Horse.


Edição em CD de 2019 com a ref: 93624898900



Crazy Horse que acompanham regularmente Neil Young desde 1968 e as expectativas eram elevadas por um lado porque a última gravação com os Crazy Horse tinha sido o excelente "Psychedelic Pill" de 2012 por outro a saída de Frank "Poncho" Sampedro (guitarra) dava entrada ao regressado Nils Lofgren (guitarra e teclados) (também longo companheiro de Bruce Springsteen na sua E Street Band), mantinham-se os eternos Billy Talbot (baixo) e Ralph Molina (bateria).

"Colorado" sendo melhor que os dois registos anteriores fica mesmo assim aquém das expectativas, ficamos com um disco entre as 3 e 4 estrelas, releve-se temas como "Milky Way", "Rainbow of Colors", refira-se o longo "She Showed Me Love" não fossem os seus escusados últimos 6 minutos. No menos interessante registe-se "I Do" e "Shut It Down". Quando as expectativas são muito elevadas é o que acontece, esperava melhor.

"Milky Way" o tema primeiramente conhecido é o que fica para recordação do ano de 2019.




Neil Young - Milky Way

Sem comentários:

Enviar um comentário