terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Quarteto 1111 - Dona Vitória

Sempre bem-vindas, digo eu, estas passagens nestes meus Regresso ao passado do Quarteto 1111.
No panorama musical português são um dos que mais vezes recordei. E nesta nova ronda que tenho feito pela música por cá praticada na década de 60 não podiam deixar de ter novamente lugar.
Para meu gosto o Quarteto 1111, a par da Filarmónica Fraude, foi a proposta mais interessante que aqueles anos nos deixaram. Longe de algum primitivismo do início da década, não se ficaram por copiar o que então se importava, mas foram mais longe, muito mais longe e criaram uma sonoridade jovem, atraente e bem portuguesa.

Deram-se a conhecer em 1967 com a famosa "A Lenda de El-Rei D. Sebastião" e até ao seu trabalho maior o LP homónimo de 1970 deixaram um conjunto de Single e EP que não é demais recuperar.





Entre eles está o EP de 1968, o terceiro EP, que, com as influências psicadélicas da época, continuava na senda da renovação da nossa música popular, a capa redonda a fazer jus ao psicadelismo. Deste disco escolho "Dona Vitória" que quão agradável é de se ouvir. Serei só eu ou pareceu-me ouvir The Kinks?




Quarteto 1111 - Dona Vitória

Sem comentários:

Enviar um comentário