quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Steelye Span - Harvest

Algumas memórias de 2019


Vão diminuindo as publicações originais de cantores e ou grupos nascidos para a música na década de 60. É natural, é a passagem inexorável do tempo, maior parte dos seus autores estão já na casa dos 70 anos ou mais e muitos deles estão já retirados ou, senão, afastados de novas publicações. Mesmo assim, muito provavelmente haverá edições que me escaparam, pelo menos daqueles que pouco representaram na minha adolescência. Fico-me pois por alguns que teimam em nos prendar com novas gravações, embora sejam ainda menos aqueles que mantêm qualidade assinalável.

Neil Young - Tuscaloosa
Neil Young - Colorado
Van Morrison - Three Chords & the Truth
Iggy Pop - Free
The Who - Who
Santana - Africa Speaks
Leonard Cohen - Thanks for the Dance
Richard Thompson - The Cold Blue

A esta curta lista acrescento Bruce Springsteen, que embora só o tenhamos conhecimento pelas primeiras gravações de 1973, a sua actividade musical remonta ainda aos anos 60, "Western Skies" é o disco. E ainda os Steeleye Span que tiveram o primeiro LP em 1970, mas na realidade constituidos em 1969, restando da formação inicial somente Maddy Prior.
Começo com "Est'd 1969", o novo álbum de originais a comemorar os 50 anos desta instituição do Folk-Rock britânico


http://folkyourself.blogspot.com/


Ashley Hutchings, fundador do grupo saiu logo em 1972, Terry e Gay Woods saíram em 1970 após o primeiro LP e Tim Hart manteve-se até 1982 tendo falecido em 2009. Maddy Prior mantém-se pois como a única sobrevivente da formação inicial.
Figura de proa do Folk-Rock oriundo do Reino Unido, Maddy Prior é uma referência obrigatória deste género musical a par de uma Sandy Denny e uma Jacqui McShee. É pois com toda a simpatia que vejo que continua à frente deste grupo tão popular nos anos 70 e que mantém uma vitalidade e regularidade de gravações assinalável. "Est'd 1969" é uma agradável surpresa, remetendo-nos, por vezes, para o melhor que deles conhecia, pese a voz de Maddy Prior estar longe dos tempos de "Please To See The King" ou "All Around My Hat", se não soubesse que era ela que cantava era capaz de não adivinhar quem estava a cantar. De qualquer forma marca positiva do ano de 2019.

Segue a faixa inicial "Harvest". Que bom em 2019 ter havido música assim!




Steelye Span - Harvest

Sem comentários:

Enviar um comentário