sábado, 25 de janeiro de 2020

Os Tubarões – Baby It Hurts

Foram poucos os grupo Pop-Rock portugueses fora de Lisboa e Porto que lograram gravar. Os Tubarões de Viseu foram um deles, tendo editado um EP em 1968, onde constavam as seguintes quatro canções originais:
- Poema do Homem Rã
- Baby It Hurts
- Lucky Day
- Você Vai Chorar,
duas cantadas em português (uma abrasileirada) e outras duas em inglês a poder agradar a diferentes públicos.

Pela leitura de "Biografia do Ié-Ié" de Luís Pinheiro de Almeida ficamos a saber que o nome do grupo foi escolhido a partir do nome de um gang, Sharks, do filme "West Side Story" e que o Casino da Figueira da Foz foi como uma escola para eles pois lá actuaram durante 4 anos, nos meses de Verão.
Em 1965/66 participaram no Concurso Ié-Ié no Teatro Monumental tendo chegado à final mas classificando-se em último lugar.





É da contra-capa do EP o extracto seguinte :
"...O Conjunto «cresceu» com o desejo de triunfar. Pouco a pouco (como podiam...) iam comprando instrumentos, aperfeiçoando métodos, estilizando canções. Alargando horizontes. Do clube privado passaram a actuações públicas. A tactear reacções. A aprender.
Não quiseram gravar logo. Podiam tê-lo feito. Mas não quiseram! Era ponto assente: o disco apareceria, sim, mas quando se sentissem «seguros», certos do êxito. Gravaram agora. Para a «Alvorada» (claro), que é sempre oportunidade para jovens de talento.
Em tempo: os 6 rapazes são - Carlos Alberto (órgão); Victor Barros (viola-ritmo e compositor); Luís Dutra (viola-baixo); José Alexandre (vocalista e compositor; Waldemar António (viola-solo e compositor) e Eduardo Pinto (bateria).
E sabe uma coisa? Nós (os da Alvorada) sabemos que eles têm valor."




Os Tubarões – Baby It Hurts

Sem comentários:

Enviar um comentário