sábado, 1 de fevereiro de 2020

Antoine - Pas Adieu

mundo da canção nº 10 de Setembro de 1970


Desculpa para mais umas não sei quantas revisitações da música popular nacional, e não só, dos anos 60 e também de 1970 este nº 10 da revista "mundo da canção" que de tempos a tempos vou buscar aos meus arquivos.
Neste nº começo pelo artigo assinado pelo Tito Lívio intitulado "Amor Novo - Caminho ou Esperança Nova", artigo esse centrado na publicação por Luís Rego do Single que continha as canções "Amor Novo" e "Quadras Populares". Manifesta-se o artigo a favor da primeira com adjectivos como arrebatadora e intensa para logo considerar a segunda "o reverso da medalha", relevando o "... desajustamento existente entre o tema poético e a expressão musical correspondente...".






Luís Rego, lembre-se, encontrava-se emigrado em França desde o início dos anos 60 e lá constituiu o grupo Les Problèmes, posteriormente designado Les Charlots, e serviam de suporte ao cantor Antoine.
É de 1966 o primeiro álbum do grupo "Antoine rencontre les Problèmes" e é nele que consta a canção "Ballade à Luis Rego, prisonnier politique" escrita pelo grupo pouco depois de Luís Rego ter sido feito prisioneiro pela PIDE quando entrou em Portugal com os restantes Les Problèmes para actuarem no Teatro Monumental em Lisboa.





Quer o Single referido, quer "Ballade à Luis Rego, prisonnier politique", este sob a forma de vídeo, já se encontram disponíveis neste blogue pelo que escolho uma canção do 1º LP dos Les Problèmes com música de Luís Rego e letra de Gérard Filipelli, "Pas Adieu" é a canção.




Antoine - Pas Adieu

Sem comentários:

Enviar um comentário