terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

José Afonso - Tecto na Montanha

mundo da canção nº 10 de Setembro de 1970


Presença mais que frequente nesta revista, José Afonso marcava mais uma vez presença neste nº 10 do "mundo da canção" com a publicação da letra da canção "Tecto na Montanha".






Depois de passar quatro ano em Moçambique, José Afonso regressa a Portugal em 1967, impedido pelo regime de Salazar de continuar a sua carreira de professor vê-se na obrigação de, para além de dar explicações, procurar continuar no mundo da música. Tarefa que não foi fácil de concretizar, pois muitas foram as portas que se lhe fecharam. Foi no Porto na editora Orfeu de Arnaldo Trindade que a oportunidade se concretizou num contrato discográfico.

Em sequência José Afonso grava o álbum "Cantares de Andarilho" que seria publicado em 1968.
Um disco magnífico, ainda com o acompanhamento simplificado de Luís Pato na viola, donde saíram canções que ficaram a fazer parte do nosso cancioneiro como por exemplo "Canção de Embalar" e "Vejam Bem", sem falar no "Natal dos Simples".
Num disco com alguns temas baseados no nosso folclore, "Tecto na Montanha" é mais um das muito belíssimas composições de autoria do próprio José Afonso. Ouvir, ouvir, ouvir...




José Afonso - Tecto na Montanha

Sem comentários:

Enviar um comentário