mundo da canção nº 10 de Setembro de 1970
Num pequeno artigo Tito Lívio dá a sua visão de 3 décadas de Rock. Intitulado "O Rock (ex)pressão de uma época" o artigo é publicado no nº 10 da revista "mundo da canção" e sintetiza a evolução do Rock desde a sua origem nos anos 50 "como reacção contra uma música convencional", "como um grito no meio da convencionalidade e banalidade quase geral da música ligeira", até 1970 onde "o actual rock - o renascido ou revival perdeu muito da sua agressividade e pureza iniciais." Finalmente o Rock não era mais que a fonte, o início "...onde grupos como Chicago Transit Authority e os Creedence Clearwater Revival vão beber um novo estilo...".
Entre os ídolos iniciais cita Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry e Vince Taylor, sendo este último a recordação escolhida para hoje.
Vince Taylor (1939-1991) foi um cantor de Rock'n'Roll nascido em Inglaterra, mas é ainda adolescente, na Califórnia, que se interessa pelo fenómeno do Rock e começa a cantar. De regresso a Inglaterra forma o grupo que o acompanhará The Playboys e efectua as primeiras gravações.
É ainda da década de 50 a escolha de hoje, "Brand New Cadillac" tida como um dos primeiros discos de Rock'n'Roll em Inglaterra.
Curiosamente The Clash incluíram "Brand New Cadillac" num dos mais famosos álbuns Punk-Rock "London Calling" (1979), ou seja a necessidade de tempos a tempos voltar "às origens".
Vince Taylor - Brand New Cadillac
Sem comentários:
Enviar um comentário