sábado, 15 de fevereiro de 2020

Joe Cocker - The Letter

mundo da canção nº 10 de Setembro de 1970


A primeira vez que ouvi falar de Joe Cocker (1944-2014) foi muito provavelmente com a sua versão de "With a Little Help from My Friends" do álbum homónimo e inicial de 1969. Naquele tempo, então jovem adolescente, não era muito dado a versões, regra geral preferia os originais e achava, na minha ingenuidade, que quem cantava canções de outros tinha menor qualidade e aproveitava-se do sucesso que essas canções tinham tido. Não era o caso, logo gostei daquela voz estranha, vigorosa e rugosa que apresentava, não conhecia ainda a forma pouco convencional com que esbracejava enquanto actuava, e, claro, não mais esqueci esta versão.

No entanto, para ficar rendido àquela tão peculiar voz, que mais parecia um negro a cantar, tive que ouvir o disco seguinte, ou seja o duplo ao vivo "Mad Dogs & Englishmen". Foi com canções como "Delta Lady", "She Came in Through the Bathroom Window", mas sobretudo com "The Letter" que passei a incluir Joe Cocker na minha lista de preferidos. Não sei se injustamente mas rapidamente o deixei de seguir nas suas múltiplas edições discográficas e quando ele voltou à ribalta nos anos 80, nomeadamente com "Up Where We Belong" já os meus interesses eram outros.





Tudo isto veio-me à memória a propósito da revisão que tenho vindo a fazer da revista "mundo da canção", neste caso concreto ao nº 10 de Setembro de 1970 onde a letra de "The Letter" vinha publicada. Já não é novidade neste meu blogue, mas nunca é demais voltar a ouvir "The Letter", uma versão e das boas.




Joe Cocker - The Letter

Sem comentários:

Enviar um comentário