terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Raimundo Jorge - Cidadãos Honestos

Há tempos descobri um nome que confesso não me lembrava de todo.
Dá pelo nome de Raimundo Jorge, cantor de protesto e um único EP gravado no ano de 1969.

Quatro canções originais que me fizeram lembrar Francisco Fanhais ou, por vezes, até Luís Cília. O acompanhamento é da Orquestra de Jorge Machado e na contra-capa um pequeno texto de José Manuel Nunes :
“Se quisermos colocar a música e a palavra de Raimundo Jorge numa das habituais prateleiras da música portuguesa depara-se-nos um problema.
Existe em Raimundo Jorge seriedade e intencionalidade. Unidade entre música e palavra (o que é raro).
Existe equilíbrio, atente-se em “Cidadãos honestos” agressivo e chocante e “Vem ao mar comigo” suave e conciliante.
Não existe passividade nem alheamento, mas verdade, dirão, nua e crua.
No fim de contas o cor-de-rosa também cansa.
Um título genérico para este registo?
Raimundo Jorge – preto no branco.”




O EP era composto por quatro canções do próprio Raimundo Jorge:
- No País do Sol
- Vem ao Mar Comigo
- Canção da Folha que Cai
- Cidadãos Honestos

Apesar de não me recordar deste cantor, provavelmente terei-o ouvido no programa de rádio "Página Um", pois foi em 1969 que comecei a ouvi-lo com regularidade.
A escolha vai para o “agressivo” e “chocante” “Cidadãos Honestos”.




Raimundo Jorge - Cidadãos Honestos

Sem comentários:

Enviar um comentário