David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974
Cada um dos elementos dos Crosby, Stills, Nash & Young fizeram com êxito o seu álbum a solo após a primeira separação em 1970.
Neil Young com "After The Goldrush", Stephen Stills com o álbum homónimo ainda em 1970, David Crosby com "If I Could Only Remember My Name" já em 1971 e finalmente Graham Nash com "Songs For Beginners".
Graham Nash é, dos quatro, o único não norte-americano. Na realidade Graham Nash nasceu em Inglaterra e lá começou a sua carreira musical. Foi elemento fundador do famoso grupo Pop The Hollies e nele esteve de 1962 a 1968.
Graham Nash já conhecia David Crosby do tempo dos The Byrds e também Stephen Stills ainda nos Buffalo Springfield. É durante a passagem, em 1968, dos The Hollies pelos EUA que Graham Nash se vai encontrar de novo com David Crosby e Stephen Stills. Numa festa em casa da Joni Mitchell (ou de Cass Elliot ou ainda na casa de John Sebastian de acordo com "Neil Young" de Johnny Rogan, as fontes divergem) os três começaram a cantar juntos e pouco depois Nash abandona The Hollies e nasce o trio Crosby, Stills & Nash.
Do sucesso do trio e depois quarteto com a entrada de Neil Young já aqui fiz eco, agora é tempo do primeiro registo a solo de Graham Nash, o referido "Songs For Beginners".
Gravado entre 1970 e 1971 foi o último dos quatro músicos a solo a ser editado.
Uma quantidade impressionante de músico colaboraram na feitura deste álbum, para além de Neil Young e David Crosby por ele passaram, um conjunto de músicos habituais nos concertos do quarteto como Dallas Taylor e Johnny Barbata e ainda nomes bem conhecidos tais como Gerry Garcia, Dave Mason, Rita Coolidge e Phil Lesh.
"Songs For Beginners" foi muito bem recebido pela crítica e dele ficaram, para sempre, canções como "Chicago", "Military Madness", "I Used to Be a King" ou "Simple Man" que hoje fica para audição.
Graham Nash - Simple Man
Sem comentários:
Enviar um comentário