segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Neil Young - I've Been Waiting for You

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young foram (são) quatro músicos de excepção. 
Surgiram na cena musical na década de 60 e individualmente ou em diversas formações, entre si e noutros grupos, foram das figuras mais marcantes na música popular dos Estados Unidos nos anos 60 e 70. Em particular no período de 1969 a 1974 são determinantes na consolidação do Folk-Rock então emergente. Mantêm-se ainda os quatro em actividade.

Naquele período, contabilizei a edição de 16 álbuns sob o nome de pelo menos um deles e não considerei os 2 trabalhos do grupo Manassas liderados por Stephen Stills nem o álbum "Byrds" dos The Byrds de 1973 com o regressado David Crosby. Resumidamente:

David Crosby - 1 LP
Stephen Stills - 2 LP
Graham Nash - 2 LP
Neil Young - 7 LP
Crosby & Nash - 1 LP
Crosby, Stills & Nash - 1 LP
Crosby, Stills, Nash & Young - 2 LP

Por ordem de edição farei uma breve passagem por cada um destes álbuns.

Data de 1969 a publicação do primeiro álbum a solo de Neil Young, já naquele período o mais produtivo dos quatro.
Nasceu no Ontário, Canadá, em 1945 e muito cedo tomou o gosto pela música, primeiro o Rock'n'Roll de Elvis Presley, depois o Rock dos britânicos The Shadows.
"Por volta de Setembro de 1964 ele já fazia os arranjos para o reportório do grupo [The Squires] e começara também a compor." conforme o livro "Neil Young" de Johnny Rogan.
Nesse ano vai-se dar o encontro que iria alterar o futuro de Neil Young, The Squires actuam em Fort William, no Ontário, onde "... Young conheceu um cantor e guitarrista ambicioso chamado Stephen Stills."
O reencontro vai ocorrer em 1966 em Los Angeles e rapidamente nasce um dos mais interessantes grupos de Folk-Rock, os Buffalo Springfield.
Dois anos passados e três LP depois terminam os Buffalo Springfield e Neil Young começa carreira a solo.

"Durante parte de 1968, Neil actuou em vários espectáculos folk, acompanhado apenas duma guitarra acústica.", "Neil Young ficou concluído no fim do Outono, sendo lançado em Janeiro de 1969."




Descontente com a mistura uma nova versão remisturada é feita no final do ano, mesmo assim "Neil Young" não deixou de ser um dos discos menos queridos, inclusive pelo próprio. Contem, no entanto, algumas pérolas que convém recordar como "The Loner" e "Here We Are In The Years".
Ou ainda "I've Been Waiting for You" com "...um impressionante solo de guitarra da responsabilidade de Young...".




Neil Young - I've Been Waiting for You

Sem comentários:

Enviar um comentário