quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Neil Young - Harvest

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974

Mais um regresso a Neil Young. Foi, efectivamente, o mais prolífero dos quatro naquele período, na realidade foi-o desde sempre até agora.

Depois dos superlativos "Everybody Knows This Is Knowhere" (1969) e "After The Goldrush" (1970) e da passagem pelos Crosby, Stills, Nash & Young que o ajudou a ficar famoso, 1971 encontra Neil Young em digressão, primeiro nos EUA e depois na Grã-Bretanha, culminando em concerto no Royal Festival Hall. Citando "Neil Young" de Johnny Rogan: "O sucesso do concerto britânico assegurava que o seu álbum seguinte seria aguardado com grande expectativa. Aparentemente, o público não teria de esperar muito, dado que Young falara já do seu trabalho mais recente, no palco do Royal Festival Hall:
«Eu tenho esta  canção nova que escrevi ontem à noite. Não me consigo lembrrar das palavras todas, e esqueci-me de trazer a folha de papel onde as escrevi.
Vai ser a canção título do meu próximo álbum - chama-se Harvest»."

A expectativa era que no regresso aos EUA "Harvest" fosse rapidamente editado o que não veio a acontecer. Provavelmente devido à operação a uma hérnia discal a que foi sujeito, que não lhe permitia passar muito tempo em pé e ao seu consequente retiro.
"Harvest" só viu a luz do dia em Fevereiro de 1972 e foi o seu disco mais bem sucedido. Aclamado do lado de lá e do cá do Atlântico foi nº 1 em diversos pontos do globo.









Infelizmente o meu primeiro exemplar não resistiu ao passar dos anos e aquele que agora possuo, embora tudo indique ser uma edição portuguesa de 1972, foi já adquirido uns bons anos mais tarde.

Pese a qualidade inegável deste trabalho de Neil Young, sempre achei que o disco pecava por falta de homogeneidade, não só no género entre o Folk, o Country e o Rock mais pesado, como nos arranjos e até qualidade de alguns temas, duas faixas com a Orquestra Sinfónica de Londres e outra acústica ao vivo contribuem, independentemente da qualidade individual, para algum desequilíbrio do todo. Mesmo assim a merecer o devido destaque na longa discografia de Neil Young.

Segue "Harvest", uma bela canção de Neil Young daquele período.




Neil Young - Harvest

Sem comentários:

Enviar um comentário