sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Neil Young - After The Goldrush

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974


Não fosse suficiente um disco como "Déjà Vu" para ocupar, pelo menos, todo o ano de 1970, Stephen Stills e Neil Young, insaciáveis, não terminariam o ano sem gravarem os seus próprios LP.
O primeiro a ser editado foi o de Neil Young.

"Com mais um disco concluído e a digressão com os Crazy Horse chegada ao fim, Young foi novamente solicitado para fazer outra digressão com os C. S. & N. Déjà Vu alcançara o primeiro lugar das tabelas classificativas de álbuns, e os C. S. N. & Y. eram aclamados como o grupo mais importante da altura." 

"A década de setenta havia começado espectacularmente para Young. Desde o início do ano que Neil era a notícia do dia, parecendo ser omnipresente, aparecendo num mês com os Crazy Horse, e no mês seguinte com os C. S. N. & Y. O reconhecimento que Déjà Vu lhe valera, mais a segunda digressão dos C. S. N. & Y., assim como o lançamento do single Ohio, fizeram com que, subitamente, fosse visto como um autor importante da música rock. E, contudo, todas estas vitórias não foram nada, comparadas com o acolhimento que After The Goldrush recebeu em Agosto."

Estes extractos do livro "Neil Young" de Johnny Rogan evidenciam bem a actividade de Neil Young no ano de 1970. Finalmente reconhecido na cena Rock, em grande parte devido à sua participação no quarteto Crosby, Stills, Nash & Young, é, no entanto, com a edição de "After The Goldrush" que Neil vai ter aceitação e uma maior divulgação como autor, intérprete e guitarrista do melhor que o Rock produziu.
No dizer do próprio:
"Claro que os C. S. N. & Y. tornaram o meu nome conhecido. Mas, com toda a modéstia, After The Goldrush captou o espírito de Topanga Canyon. Transparece no álbum que eu me apercebi de ter atingido um certo objectivo."





"After The Goldrush" foi o primeiro disco que comprei do Neil Young, trata-se de uma edição portuguesa de 1972 com a referência REP 44088 e custou na altura 300$00, cerca de 1,5€.
"After The Goldrush" revelava um Neil Young idiossincrático e ficava para a história como um dos mais brilhantes discos da sua longa carreira. É o meu disco preferido.

Nele participam para além dos então elementos dos Crazy Horse, Stephen Stills e o então desconhecido Nils Lofgren, voz, piano e guitarra, no que julgo ser a sua participação num disco.

Recordamos o tema título "After The Goldrush".




Neil Young - After The Goldrush

Sem comentários:

Enviar um comentário