terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Neil Young - On The Beach

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974

Nesta passagem por 4 músicos de excepção que preencheram boas horas da minha juventude, começámos em 1969 com Neil Young e terminamos em 1974 também com Neil Young.

Desde sempre que Neil Young se mostrou como o mais produtivo, diria mesmo mais criativo e inovador, em relação aos outros 3 amigos dos Crosby, Stills, Nash & Young, senão veja-se a discografia de cada um até hoje. Neil, actualmente com 72 anos tem mais de 40 álbuns de estúdio editados.

No período em referência e que catapultou Neil Young para um lugar de destaque entre as figuras maiores da música Rock, editou nada mais que seis álbuns de originais, a banda sonora do filme "Journey Through The Past", para além de um álbum com os Crosby, Stills, Nash & Young e ainda um duplo ao vivo com o mesmo quarteto. De notar ainda o álbum "Tonight's the Night" só editado em 1975 mas na realidade gravado dois anos antes.

Depois da desilusão da banda sonora "Journey Through The Past" e do álbum ao vivo "Time Fades Away", ainda em 1973 os concertos de Neil Young basearam-se em "Tonight's The Night" o qual era naturalmente desconhecido do público.

"A apresentação de temas novos é algo com que qualquer artista toma as maiores precauções, deleitando primeiro o seu auditório com alguns trechos bem do agrado geral, antes de ganhar coragem, e passar ao trabalho inédito. Pois ali [Royal Festival Hall a 10 de Novembro de 1973] estava Young, abrindo com uma canção nova, e, pelos vistos, disposto a continuar com um reportório desconhecido pela noite fora" em "Neil Young" de Johnny Rogan.

De seguida a editora recusa-se a editar "Tonight's The Night" prevista para o início do ano.
Neil Young "...reagiu imediatamente, começando a trabalhar num álbum totalmente novo, nos fins de Novembro."

Quando "On The Beach" foi editado, em Julho de 1974, os Crosby, Sills, Nash & Young tinham-se juntado de novo e iniciado digressão que começou a 9 de Julho. Contrariamente às expectativas não surgiu nenhum novo álbum do grupo e a gravação ao vivo da digressão só foi editada em 2014, "CSNY 1974".

"On The Beach" revelou-se um trabalho extraordinário e um dos melhores de sempre de Neil Young. Um disco onde Neil Young surpreende ao abrir novos caminhos para a sua música, não é o Folk-Rock de "Harvest" ou de "After The Goldrush", mas entre o Country-Rock e o Blues-Rock, manifestando uma maturidade musical surpreendente.
Somente em 2003 foi editado em CD como parte da Archives Digital Masterpiece Series de Neil Young. É dessa série o meu exemplar com a referência 9362-48497-2 e edição alemã.







Segue o tema "On The Beach" bem representativo da sonoridade deste álbum homónimo.

Um Neil Young introspectivo como ainda não tínhamos tido:
The world is turning, 
I hope it don't turn away,
The world is turning,
I hope it don't turn away. 
All my pictures are falling 
From the wall where I placed them yesterday.
The world is turning', 
I hope it don't turn away...




Neil Young - On The Beach

Sem comentários:

Enviar um comentário