David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash, Neil Young de 1969 a 1974
Gravados e editados quase simultâneamente, o ano de 1969 vê sairem mais 2 LP com a presença dos nomes destes 4 músicos: "Everybody Knows This Is Knowhere" o 2º de Neil Young e "Crosby, Stills & Nash" o primeiro do trio homónimo.
"Everybody Knows This Is Knowhere" é a expressão maior do grande artista que é Neil Young.
Em "Neil Young", livro escrito por Johnny Rogan em 1981, nem a meio ia a carreira de Young, lia-se:
"Everybody Knows This Is Nowhere, lançado em Maio de 1969, deparou com recepções antagónicas por parte dos críticos. Anos após o seu lançamento, muitas pessoas continuam a acreditar que se trata do melhor trabalho de Young, o que é um tributo inequívoco à longevidade do disco."
Ainda hoje actuais estas palavras. "Everybody Knows This Is Knowhere" pese a qualidade superior da generalidade da obra de Neil Young, mantém-se, entre os 45 discos que dele possuo, no topo das minhas preferências. Trata-se de uma edição alemã (Distributed by WEA Musik GmbH - Made in Germany), provavelmente dos finais dos anos 70 referência 44 073, (RS 6349), France WE 341.
A evolução em relação ao disco anterior é notória, quer a nível da composição quer a nível da sonoridade criada, à qual não será estranha a presença do novo grupo a acompanhá-lo, os Crazy Horses. Entre o Country e o Rock mais pesado assim se faz este delicioso e grandioso trabalho, ainda hoje uma referência obrigatória nas listagens de álbuns de Rock imprescindíveis.
São deste registo as primeiras composições que me recordo de ouvir de Neil Young (com excepção de alguns belos temas anteriormente assinados nos Buffalo Springfield), nomeadamente os épicos "Down By The River" e "Cowgirl In The Sand" com os quais a música popular atingia novos níveis de qualidade e exigência.
"Down By The River" fechava o lado A do LP.
Neil Young - Down By The River
Sem comentários:
Enviar um comentário