Se Tonicha nunca preencheu o meu ideário da melhor música portuguesa, lembro-me sempre do raio da "Zumba na Caneca", também é verdade que houve períodos em que, afastando-se da música ligeira, teve contribuições muito positivas numa vertente mais Folk e Pop.
Alguns destaques de Tonicha vão para a colaboração com José Cid entre 1968 e 1972, a interpretação de canções de Patxi Andión (1972), a participação no LP "Fala do Homem Nascido" (1972) com Carlos Mendes, Duarte Mendes e Samuel e o destaque de hoje a colaboração com o poeta José Carlos Ary dos Santos.
Ontem foi a colaboração de Ary dos Santos com a Teresa Silva Carvalho, hoje com a Tonicha.
https://www.discogs.com |
É no Festival RTP da Canção de 1971 que se dá o encontro de Tonicha e de J.C. Ary dos Santos, com a canção "Menina (do alto da serra)" vence o Festival e representa Portugal no Festival da Eurovisão em Dublin obtendo o 9º lugar, a melhor classificação conseguida até então. A colaboração com Ary dos Santos prolongar-se-ia, ao que consegui apurar, até pelo menos 1976.
"Menina", editada pela "Zip-Zip", teve uma divulgação internacional significativa, com versões em castelhano, italiano, francês e inglês.
Tonicha - Menina
Sem comentários:
Enviar um comentário