quarta-feira, 20 de março de 2019

Buffy Sainte-Marie - Soldier Blue

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Conheci mal a música de Buffy Saint-Marie, em parte porque por cá foi muito pouco, mas mesmo muito pouco divulgada e nos anos 60 e 70 se um músico não passava na rádio, não era fácil conhecê-lo. Sobrava a imprensa escrita especializada e as discotecas de venda de discos, onde se podia ouvir os discos antes de os adquirir, mas não me lembro de ver os álbuns dela à venda. A música hoje em causa é "Soldier Blue", que bem conheci pela passagem no programa de rádio "Página Um", e, constato agora, pelo menos um EP com esta canção foi editado em Portugal e é possível adquiri-lo actualmente em www.discogs.com entre 10 e 20 €.

https://www.discogs.com/


Buffy Sainte-Marie é uma cantora canadiana, indígena que cultivou a música Folk desde o início dos anos 60. Não teve a projecção dos seus conterrâneos Leonard Cohen, Neil Young e Joni Mitchell com quem conviveu naquela época. Gravou canções de Joni Mitchell ("The Circle Game", por exemplo), de Neil Young ("Helpless") e Leonard Cohen ("Bells"), compôs "Universal Soldier" que ficou conhecida na voz de Donovan ou ainda a super conhecida "Up Where We Belong" sucesso maior de Joe Cocker.

"Soldier Blue", foi sem dúvida a sua canção mais conhecida e de maior sucesso e está entre as canções que Miguel Esteves Cardoso considerou "representativas" do ano de 1971 e é assim o motivo da sua recordação hoje.




Buffy Sainte-Marie - Soldier Blue

Sem comentários:

Enviar um comentário