quarta-feira, 27 de março de 2019

Rita Olivaes - Águas do Rio Mansôa

Segundo João Carlos Callixto, em "Canta, Amigo, Canta", "Rita Olivaes surge no mundo musical português como um dos poucos rostos femininos do então designado "movimento das baladas"."

David Mourão-Ferreira dizia logo na contra-capa do 1º EP  de Rita Olivaes, compositora e intérprete, que as suas baladas inseriam-se "...embora numa genuína tradição “trovadoresca”, nem por isso deixam de ser profundamente “modernas”.", era o renovar da canção popular portuguesa que então se assistia.
Entre 1968 e 1973 publica 4 EP, sendo o 3º o que hoje me interessa por ter sido editado em 1971.
As quatro canções que compunham o disco eram:
- Águas do Rio Mansôa (Requiem pelos quatro deputados desaparecidos na Guiné em 25 de Julho de 1970)
- João dos Jornais
- Caravelas Moribundas
- Mulher Flor





Recorda-se hoje a primeira canção, "Águas do Rio Mansôa", dedicada, conforme sub-título, a quatro deputados mortos na Guiné em 1970 no seguimento de acidente de helicóptero aquando de visita àquela colónia. Um dos deputados era Pinto Leite da ala liberal do regime e irmão da Rita Olivaes.




Rita Olivaes - Águas do Rio Mansôa

4 comentários:

  1. boa tarde . seria abuso da minha parte pedir - lhe o favor de me enviar a digitalização da bolacha do vinil do lado B deste EP . antecipadamente grato .
    f.b.fadoporto2008@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, infelizmente só possuo as canções deste EP em formato mp3 e a capa e contra-capa em jpg, sem fotografias do vinil. Agradecido por esta sua passagem por este Regresso ao Passado, volte sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo bem? Você poderia enviar-me esse álbum por email? Estou fazendo uma pesquisa sobre cantautores e sobre Rita não encontro os seus últimos discos... Agradeço muitíssimo! Meu email é aubaddams@gmail.com

      Eliminar