Segundo João Carlos Callixto, em "Canta, Amigo, Canta", "Rita Olivaes surge no mundo musical português como um dos poucos rostos femininos do então designado "movimento das baladas"."
David Mourão-Ferreira dizia logo na contra-capa do 1º EP de Rita Olivaes, compositora e intérprete, que as suas baladas inseriam-se "...embora numa genuína tradição “trovadoresca”, nem por isso deixam de ser profundamente “modernas”.", era o renovar da canção popular portuguesa que então se assistia.
Entre 1968 e 1973 publica 4 EP, sendo o 3º o que hoje me interessa por ter sido editado em 1971.
As quatro canções que compunham o disco eram:
- Águas do Rio Mansôa (Requiem pelos quatro deputados desaparecidos na Guiné em 25 de Julho de 1970)
- João dos Jornais
- Caravelas Moribundas
- Mulher Flor
Recorda-se hoje a primeira canção, "Águas do Rio Mansôa", dedicada, conforme sub-título, a quatro deputados mortos na Guiné em 1970 no seguimento de acidente de helicóptero aquando de visita àquela colónia. Um dos deputados era Pinto Leite da ala liberal do regime e irmão da Rita Olivaes.
Rita Olivaes - Águas do Rio Mansôa
boa tarde . seria abuso da minha parte pedir - lhe o favor de me enviar a digitalização da bolacha do vinil do lado B deste EP . antecipadamente grato .
ResponderEliminarf.b.fadoporto2008@hotmail.com
Boa noite, infelizmente só possuo as canções deste EP em formato mp3 e a capa e contra-capa em jpg, sem fotografias do vinil. Agradecido por esta sua passagem por este Regresso ao Passado, volte sempre.
ResponderEliminarMuito obrigado . abraço
EliminarBom dia! Tudo bem? Você poderia enviar-me esse álbum por email? Estou fazendo uma pesquisa sobre cantautores e sobre Rita não encontro os seus últimos discos... Agradeço muitíssimo! Meu email é aubaddams@gmail.com
Eliminar