John McLaughlin é dos músicos mais conceituados na área da música de fusão. Uma longa carreira iniciada no final dos anos 60 e longa discografia, quer a solo, quer com a sua Mahavishnu Orchestra, ou ainda com diversas colaborações entre as quais se destaca aquela que por ventura lhe deu maior popularidade, o álbum gravado ao vivo "Friday Night in San Francisco" de 1981 com Al Di Miola e Paco de Lucia.
Muito provavelmente só tomei conhecimento de John McLaughlin em 1973 com o LP "Birds of Fire" já com a referida Mahavishnu Orchestra, um disco de referência do Rock progressivo no seu período áureo.
Miguel Esteves Cardoso não deixou passar despercebido o seu já terceiro LP a solo, "My Goal's Beyond" de 1971, atribuindo-lhe 3 estrelas, embora pareça que não estava entre as suas melhores preferências dizendo: "John McLaughlin consegue antecipar o jazz-rock com grandes influências orientais que viria a querer exprimir uma espiritualidade indefinida, sem o conseguir de todo."
http://differentperspectivesinmyroom.blogspot.com |
Neste álbum John McLaughlin apresenta-se com guitarra acústica, a solo no lado B, enquanto no lado A preenchido somente por duas composições se faz acompanhar por músicos reconhecido do Jazz e afins como Charlie Haden, baixo, Jerry Goodman (The Flock), violino, Airto Moreira, percussão, Billy Cobham, bateria e Dave Liebman, flauta e saxofone.
Não sendo possível a audição completa, que aconselho vivamente, proponho "Goodbye Pork Pie Hat", um tema de Charles Mingus, que abria o segundo lado, ou seja John McLaughlin a solo.
John McLaughlin - Goodbye Pork Pie Hat
Sem comentários:
Enviar um comentário