sexta-feira, 15 de março de 2019

Procol Harum - Whaling Stories

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Pela segunda vez os Procol Harum surgem nas escolhas de 1971 de Miguel Esteves Cardoso. Primeiro foi com o álbum "Broken Barricades", aqui recordado há alguns dias atrás, associado ao Rock "mainstream" e uma segunda vez com o LP ao vivo "Procol Harum Live: In Concert with the Edmonton Symphony Orchestra", desta vez no grupo dos discos de "Fusão (sinfónico)", que apesar de ter sido gravado no ano de 1971 na realidade foi editado em 1972, deu-lhe 3 estrelas.

Foi o primeiro álbum dos Procol Harum que adquiri, num tempo em que os grupos Rock alargavam as suas experiências tocando com orquestras sinfónicas. Era o caso, os Procol Harum levavam mais longe a sua música progressiva e aventuravam-se, ao vivo, a gravar alguns dos seus melhores temas com uma orquestra sinfónica, neste caso a de Edmonton (Canadá), onde decorreu o concerto.


Edição alemã de 1972, Ref: 6307 503 D; (CHR 1004)



Se Miguel Esteves Cardoso não parece ter gostado do álbum por aí além ao afirmar: "Os Procol Harum experimentam ser sinfónicos, mas arrependem-se..." já eu na época gostava bastante deste disco ao sentir que a fusão grupo de Rock e orquestra era empolgante.

Hoje em dia não tem o impacto que naquela altura tinha, mas não deixa de ser um disco histórico de um género que se esgotou rapidamente. Os próprios Procol Harum, para meu gosto, decaíram de seguida, não gostei de "Grand Hotel", o álbum seguinte que teve particular êxito, e deixei de os seguir.

"Whaling Stories", que já recordei na versão original do álbum "Home", aí está para provar a qualidade destes Procol Harum na sua aventura sinfónica. Gary Brooker, como sempre, muito bem na voz, grande cantor.




Procol Harum - Whaling Stories

Sem comentários:

Enviar um comentário