A minha percepção era que a música oriunda dos Estados Unidos da América era, nos anos 60 e 70, mais difícil de cá chegar, provavelmente o factor distância naquela época contribuía para o efeito.
Se compararmos com a oriunda do Reino Unido penso que a evidência é clara, embora, logicamente, se possam encontrar excepções. Quem era mais divulgado, Jethro Tull, Procol Harum, The Moody Blues ou The Doors, The Velvet Underground e Grateful Dead?, e por exemplo nos guitarristas, Jimmy Page, Jeff Beck, Pete Townshend ou Mike Bloomfield, Stevie Ray Vaughan e Johnny Winter (claro que Jimi Hendrix está fora desta "guerra", mas mesmo assim não tão divulgado quanto se possa pensar)?
Isto para chegar a Johnny Winter.
Johnny Winter (1944-2014) foi um virtuoso guitarrista norte-americano que se revelou no final da década de 60 como um eminente músico de Blues-Rock. Terei visto uma fotografia dele com o seu longo cabelo branco, que na altura me intrigou, e que mais tarde vim a descobrir tratar-se de albinismo, aliás o mesmo acontecendo ao seu irmão Edgar Winter também guitarrista. O primeiro contacto que tive com a música de Johnny Winter (aliás de ambos) foi na colectânea "Rock On" que já anteriormente referi, onde constava a canção "Guess I'll Go Away" que pertencia ao álbum "Johnny Winter And" (1970).
https://www.discogs.com |
Gravado ao vivo, no Fillmore East, no mesmo ano e editado em 1971 foi o álbum seguinte "Live Johnny Winter And" e era este que Miguel Esteves Cardoso considerava nas suas escolhas do ano de 1971, com 3 estrelas.
Deste álbum com apenas um original de Johnny Winter e várias versões de canções bem conhecidas de Rock'n'Roll escolho o tema original dos The Rolling Stones, "Jumpin' Jack Flash".
Johnny Winter - Jumpin' Jack Flash
Sem comentários:
Enviar um comentário