domingo, 10 de março de 2019

Genesis - The Musical Box

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Já vai longa esta passagem pelas escolhas de Miguel Esteves Cardoso para o ano de 1971, mas a variedade e qualidade que este ano ainda mostrou bem justificam continuar com aquelas escolhas.

Sigo com um conjunto de álbuns que na classificação de Miguel Esteves Cardoso ficou designada por "Fusão", ou seja nas palavras dele, "Rock que incorpora influências exteriores ao desenvolvimento da música popular anglo-americana: seja do jazz, seja da música clássica, seja donde for."

E o primeiro álbum vai para os Genesis com "Nursery Crime" que levava com 4 estrelas.

Diga-se que em 1971 os Genesis ainda não eram por cá conhecidos. Verdadeiramente conhecidos ficaram no ano seguinte com a edição do incomparável "Foxtrot". "Nursery Crime" era no entanto já o 3º LP  do grupo e, se a memória não me atraiçoa, só foi por cá publicado após o sucesso de "Foxtrot". Algumas pesquisas agora feitas apontam para que tenha por cá sido editado em 1971, eu só adquiri-o depois de "Foxtrot".

Etiquetas: 6369 916; 629905 - A primeira na capa "Printed in Germany", editora Philips,
a segunda na rodela do disco, texto em português e editora Charisma



É o primeiro disco com a formação "clássica" dos Genesis ou seja: Tony Banks, Phil Collins, Peter Gabriel, Steve Hackett e Mike Rutherford. Talvez por isso é nitidamente um disco de transição entre a indefinição sonora dos dois primeiros discos e o som que os caracterizou até 1976.
Mas era já um disco de Rock progressivo, um dos mais interessantes que conheço, pleno de originalidade.
"The Musical Box" é o ponto alto deste álbum e a fonte de inspiração para o desenho da capa. Ouçam com atenção, são mais de 10 minutos mas vale a pena.




Genesis - The Musical Box

Sem comentários:

Enviar um comentário