sábado, 2 de março de 2019

Kevin Ayers - May I?

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Ainda não tinha recordado Kevin Ayers, uma falha imperdoável. Mas, mais tarde que nunca e eis-me perante a primeira, espero de muitas, passagens por Kevin Ayers, um nome relativamente pouco conhecido.
Em boa verdade já me referi a ele por mais de uma vez a propósito dos Soft Machine, grupo importantíssimo no desbravar de novos caminhos para a música Rock nos anos 60, dos quais foi elemento fundador e donde partiu em 1968, tendo somente participado na gravação do primeiro álbum do grupo.

O primeiro LP de Kevin Ayers (1944-2013) foi "Joy of a Toy", sai ainda em 1969 e revela um universo musical inteiramente novo, difícil de caracterizar, Pop?, Rock?, Jazz?, diria um pouco de cada com uma dose avultada de experimentalismo, no que viria a ficar conhecido por música psicadélica.

Segue-se, em 1970, "Shooting At The Moon" que de acordo com as notas de Martin Wakeling de Setembro de 2006 para a edição em CD dizia ter "surprised contemporary reviewers and listeners. All could detect a cphesion with Joy Of A Toy, yet there was a difference, a darkness, a "diversity". e continuava, "At the outset of what was to be a long and rich carrer, Ayers was already signalling the way markers that would see him confound and defy popular categorisation."



Edição, em CD, americana com a ref: water189 de 2006



"Shooting At The Moon" é mais um álbum, pese ser uma edição ainda de 1970, a ser considerado por Miguel Esteves Cardoso na sua selecção de 1971, obtinha 3 estrelas, ou seja "Bom".

Proponho "May I?" e a belíssima voz de Kevin Ayers.
(No grupo que acompanha Kevin Ayers de nome The Whole World constava um tal de Mike Oldfield que quando o disco começou a ser gravado tinha ainda 16 anos!)




Kevin Ayers - May I?

Sem comentários:

Enviar um comentário