Balanço de 1973 entre formados e acabados.
De entre os novos grupos que se constituíram no ano de 1973 pouco há de digno a registar. Eis alguns, que de alguma forma vieram a ter os seus momentos de fama: AC/DC, Bachman-Turner Overdrive, Cabaret Voltaire, Cheap Trick, Los Lobos, Television, The Tubes, Bad Company, Heart, Journey, Kiss, Penguin Cafe Orchestra; ou seja, uma boa parte a prescindir com facilidade, com excepção, talvez, para os Television de Tom Verlaine, Los Lobos e os Penguin Cafe Orchestra; revisão, sobre revisão de sonoridades tiradas ao manancial dos anos 60, sem nada genuinamente novo.
De entre os grupos que terminaram no ano de 1973 os destaques vão para: The Byrds, Free, Spirit, The Doors, Jackson Heights, Manassas, Pentangle, The Velvet Underground, Vinegar Joe; ou seja, uma boa parte, nomes importantes a deixarem marcas, algumas únicas, na música popular dos anos 60 e 70.
Um saldo, para meu gosto claro, negativo, a década continuava no seu ciclo descendente até atingir o fundo em 1975.
Edição em CD de 2003 com a ref: CMQCD555, depois de descobertas as gravações originais |
Os Pentangle, a merecerem outras atenções, terminavam em 1973 sem antes deixarem, no final de 1972, mais um excelente e menos considerado trabalho do Folk-Rock britânico, o sexto álbum “Solomon’s Seal”. Formados por Bert Jansch (1943-2011), John Renbourn (1944-2015), Jacqui McShee (1943-), Danny Thompson (1939-) e Terry Cox (1937-), tudo músicos que marcaram as últimas décadas da música Folk britânica, constituíram um quinteto que elevou (a par com os Fairport Convention) a música de raiz tradicional a patamares até hoje não mais ultrapassados.
Em anexo segue “Willie O' Winsbury” um tema tradicional do século XVIII recriado na perfeição pelos Pentangle (os Fairport Convention também já o tinham feito sob o nome de “Farewell, Farewell” no histórico álbum “Liege & Lief” em 1969).Pentangle - Willie O' Winsbury
Obrigado por recordar, há que tempos não ouvia. Bonita voz, bonita balada.
ResponderEliminarÉ essa uma das razões deste blog, canções que há já muito tempo não se ouvem. Neste caso de qualidade excelente.
ResponderEliminar