mundo da canção nº 12 de Novembro de 1970
"House Of The Rising Sun" deve ter sido uma das canções mais ouvidas nos idos anos 60. É na sua origem uma canção tradicional de data e origem desconhecidas, sendo várias as hipóteses formuladas de acordo com os estudiosos desta matéria. Século XVII, XVIII, Inglesa, Francesa ou norte-americana são algumas das hipóteses formuladas. O certo é ter tido a sua primeira gravação na década de 30 do século XX, depois foram múltiplas as gravações efectuadas, desde Woody Guthrie (1941) a Joan Baez (1960), ou ainda Tim Hardin (1964), Nina Simone (1962) e a que mais recentemente conheci e até este ano inédita, a de Joni Mitchell gravada na rádio CFQC AM, Saskatoon, Canadá em 1963.
Mas, sem dúvida, a que teve maior sucesso e foi mais difundida nos anos 60 foi a efectuada pelos The Animals em 1964, uma versão electrificada que me lembro de ouvir na rádio ainda miúdo com a potente voz de Eric Burdon. Não se esquece.
Mas também ainda não é desta que a recordo, para hoje é a versão dos Frigid Pink editada em 1970 e era esse o motivo da publicação da letra nº 12 da revista "mundo da canção" que continuo a evocar.
Frigid Pink, banda norte-americana de Rock numa versão de "House Of The Rising Sun" bem à época com distorção da guitarra e nível sonoro bem elevado.Frigid Pink - House Of The Rising Sun
Sem comentários:
Enviar um comentário