A memória não ajuda muito e a internet pouco mais. Mas aqui vai: de entre os excelentes programas de rádio que tivemos nos anos 60, 70 e até 80, já aqui referi por mais de uma vez o “Página Um” e o “Em Órbita”, no entanto outros houve que merecem ser recordados.
Lembro-me de um denominado “Dois Pontos” diariamente das 11h às 13 horas, apresentado pelo Jaime Fernandes. A fórmula era simples, nas duas horas que durava faziam a passagem integral de 2 álbuns, normalmente recém editados, podendo-se assim proceder à gravação, nas velhas cassetes, desses mesmos discos sem qualquer interferência. Pink Floyd, os alemães Can, os The Nitty Gritty Dirt Band, os Flying Burrito Brothers, Roy Harper do álbum “Bullinamingvase” são alguns que me recordo de ouvir, se a memória não me atraiçoa.
Mas há um disco cuja passagem na íntegra me ficou particularmente registada, tratava-se do primeiro álbum de 1973 dos Cockney Rebel. Liderados por Steve Harley, os Cockney Rebel perduraram até aos nossos dias, ora somente como Steve Harley, ora como Cockney Rebel ou ainda Steve Harley & Cockney Rebel e inseriam-se, no seu início, no Rock Progressivo então em voga. No entanto a música que se ouvia em “The Human Menagerie” (assim se chamava o álbum) era, por vezes, demasiado “graciosa” para a associarmos ao Rock Progressivo, mas simultaneamente de uma complexidade que a afastava do universo Pop. Era uma música estranha (como a voz de Steve Harley, dialecto Cockney?) que talvez justifique o relativo pouco sucesso.
https://www.discogs.com/ |
Em “The Human Menagerie” destacava-se o tema “Sebastian” que tendo todos os ingredientes para ter sido um êxito maior do que aquele que efectivamente teve, não chegou a alcançar os primeiros lugares dos Top.
Parece que ainda hoje estou a ouvir qualquer coisa do género: “Vamos ficar, nesta primeira hora do programa, com a passagem integral do primeiro álbum “The Human Menagerie” do grupo inglês Cockney Rebel" (E agora sem nenhuma perturbação ouça-se “Sebastian”).Cockney Rebel - Sebastian
Sem comentários:
Enviar um comentário