quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Marvin Gaye - Come Get To This

É sabido, a década de 70 foi uma curva de Gauss invertida, ou seja, algo parecida com um U (esta analogia é da autoria de Miguel Esteves Cardoso). No ano de 1973 estávamos pois no lado descendente da curva até atingirmos o pior dos anos: 1975. De uma forma necessariamente sucinta passemos os olhos (ou os ouvidos? para quem tem boa memória auditiva) pelo que nos era dado ouvir na rádio (em FM, claro) no dito ano de 1973.

Elton John. Ouvia-se “Daniel”, mas também “Saturday Night’s Alright For Fighting” e “Goodbye Yellow Brick Road” numa tentativa desesperada de evitar a derrocada.

Rolling Stones. Do álbum “Goats Head Soup” saía “Angie”, mas o melhor já tinha passado.

Chicago. Rendiam-se a uma música mais ligeira e comercial com “Feeling Stronger Everyday” e “Just You ‘n’ Me”.

Paul McCartney. “My Love”, “Live And Let Die”, e “Helen Wheels” não escondiam a menor criatividade deste ex-Beatle; Ringo Starr raiava a mediocridade com “Photograph” e “You’re Sixteen”; John Lennon desembaraçava-se com “Mind Games”, o mesmo não acontecendo com George Harrison e o seu “Give Me Love”.

Doobie Brothers e The Eagles ganhavam notoriedade. Os primeiros com “China Grove” e “Long Train Running”; os segundos, com “Peaceful Easy Feeling” e “Take it Easy”, iniciavam uma ascensão meteórica.

Entre os consagrados ouvia-se The Moody Blues, do estertor de “Seventh Sojourn” saía a bela “For My Lady”; dos Led Zeppelin ouvia-se ainda com agrado “The Song Remains the Same”; “Smoke On The Water” dos Deep Purple escutava-se por todo o lado; Paul Simon continuava a encantar-nos, agora com “American Tune”, embora a mais popular fosse “Kodachrome”.

Na música negra ouvia-se Gladys Knight & The Pips com “Midnight Train To Georgia” e “Neither One Of Us”; Diana Ross e “Touch Me In The Morning”; Stevie Wonder estava no topo e entre as que mais se ouvia constava "You Are the Sunshine of My Life", Robert Flack deslumbrava com “”Killing Me Softy”. Mas o melhor estava reservado para Marvin Gaye e o seu “Let’s Get It On”.




Marvin Gaye (1939-1984) cantor soul com longa discografia de que se destacam os anos de 1971 e 1973 com, respectivamente, “What’s Going On” e “Let’s Get It On”.

Deste último álbum recupero "Come Get To This".



Marvin Gaye -  Come Get To This

Sem comentários:

Enviar um comentário