terça-feira, 9 de outubro de 2018

Teresa Paula Brito com Nuno Filipe - Meu Aceso Lume - Meu Amor

Maria Teresa Horta, escritora, poetisa e jornalista destacou-se nos anos 60, para além da escrita, no movimento feminista português.

Teresa Paula Brito a voz esquecida e ignorada, então e agora. “Seis E. P. gravados e uma intervenção no álbum «Contos Velhos, Rumos Novos» com José Afonso. Este o «curriculum vitae» discófilo de uma das escassas, senão raras boas vozes femininas em Portugal.” Assim começava o artigo “ A redescoberta de uma voz” na revista “mundo da canção” de Agosto de 1970.

Nuno Filipe, na procura, desde 1967, de novos rumos para a música portuguesa, com colaboração permanente de Maria Teresa Horta.

Estamos no ano de 1971.

Um EP. Três canções e três nomes importantes a reter. Teresa Paula Brito a voz, Nuno Filipe a música e Maria Teresa Horta a poesia. O EP dava pelo nome de “Minha Senhora de Mim” do livro homónimo de poemas de Maria Teresa Horta.




“Quando a renovação da música portuguesa é ainda motivo para discussões estéreis, enquanto o devia ser mas era de certezas e de cada vez maior número de tentativas, ao mesmo tempo que alguns nomes nos vão dando mais desilusões (José Cid, Carlos Portugal), Teresa Paula Brito, sem grandes alardes, vai cimentando a sua posição muito especial na música popular portuguesa. Aliando a uma justeza formal uma intransigência na qualidade da música que canta, Teresa tem sabido rodear-se de bons apoios para as composições que grava. Desta vez traz-nos quatro poemas de Maria Teresa Horta (dois deles reunidos numa só composição), musicados por Nuno Filipe.”, início da crítica ao EP “Minha Senhora de Mim” no nº 12 de Julho de 1971 do jornal “DISCO MÚSICA & MODA”.

De “Minha Senhora de Mim” escolhi “Meu Aceso Lume - Meu Amor”, dois poemas de Maria Teresa Horta, numa única composição a ocupar o lado B do EP, interpretada por Teresa Paula Brito com música de Nuno Filipe.
O melhor da música ligeira que então se fazia e que, logicamente, pouca divulgação teve, é altura de a recuperar.




Teresa Paula Brito com Nuno Filipe - Meu Aceso Lume - Meu Amor

Sem comentários:

Enviar um comentário