DISCO MÚSICA & MODA, nº 1 de Fevereiro de 1971
Em 1971 os Pink Floyd eram por cá uma banda ainda relativamente desconhecida. Tinham, no entanto, já 5 LP editados e encontravam-se na melhor fase que o grupo teve até ao seu fim em 1995.
"Pink Floyd e o Rock" é o título do artigo que vinha publicado no primeiro número do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" de Fevereiro de 1971 e provavelmente o primeiro que li sobre o conjunto. O álbum mais recente era o agora polémico "Atom Heart Mother" e foi o primeiro dos Pink Floyd que adquiri.
O tema título ocupava todo o lado A e era uma composição orquestral o que para um conjunto Rock era à época pouco usual. Tratava-se de uma mini-sinfonia que cativou uma audiência mais velha, ma que também valeu críticas negativas ao acusarem-los de que "...tornaram-se insípidos e retrocedem. Alguns acusam o grupo de cultivar um dinamismo de boas famílias.", em "Pink Floyd" de Jean-Marie Leduc.
"Poucos conjuntos ingleses de «rock» têm sido alvo de tantas críticas como os Pink Floyd. Têm-se feito inúmeras dissertações, que vão ao excesso de os comparar a Beethoven. Afirma-se que a s sua música representa «a expressão sonora das ambições loucas, grotescas e agonizantes do homem...»", assim começava o dito artigo que se prolongava por duas páginas e do qual se sugere a leitura.
Deste álbum recupero "Summer 68", uma das poucas composições escrita e interpretada por Richard Wright (1943-2008).
Pink Floyd - Summer 68
Sem comentários:
Enviar um comentário