domingo, 28 de outubro de 2018

Max Roach - Lonesome Lover

DISCO MÚSICA & MODA, nº 1 de Fevereiro de 1971

A penúltima página do número um do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" que viu a luz do dia a 1 de Fevereiro de 1971, era dedicada ao Jazz. Foi uma das poucas fontes onde com os meus 14 anos comecei a ter contacto com aquele género musical. Em termos de audição pouco mais do que o histórico programa de rádio "Cinco Minutos de Jazz" era possível ouvir.

Naquela página as notícias iam para o falecimento dos saxofonistas Ernie Caceres (1911-1971) e Albert Ayler (1936-1970), os melhores no panorama jazzístico de acordo com os leitores da prestigiada revista norte-americana "Downbeat", uma pequena notícia para a formação do Clube Universitário de Jazz de Lisboa e ainda um artigo sobre o baterista Max Roach.





Quanto a Max Roach (1924-2007) o artigo dava-nos um pequeno resumo da carreira do baterista até então revelando a sua colaboração com o trompetista Clifford Brown e a importância do encontro com a cantora Abbey Lincoln.

"Abbey Lincoln catalizou, segundo o próprio Max, o resultado imediato das suas reacções humanas, sociais e políticas, perante a sociedade que ambos suportam.", pode-se ler no referido artigo.


Do meu CD  "It's Time" referência IMP 11852, edição de 1996, gravação original de 1962, vou buscar "Lonesome Lover" com Abbey Lincoln na voz.




Max Roach - Lonesome Lover

Sem comentários:

Enviar um comentário