quinta-feira, 25 de outubro de 2018

José Afonso - Canto Moço

DISCO MÚSICA & MODA, nº 1 de Fevereiro de 1971

A página 13 do primeiro número do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" continha, para além da publicidade, 3 pequenos artigos, um sobre o José Afonso, outro sobre Valério Silva e ainda um outro sobre os problemas de audição de Brian Wilson.

O texto sobre Valério Silva realça a colaboração com o José Cid  de que resultou "... o pior José Cid que conhecemos.", quanto à canção "Balada para a minha mãe" "é algo semelhante ao pior nacional-cançonetismo." Estamos conversados é o José Cid da fase “de tudo um pouco”, como já anteriormente notei.

Vamos então aos outros dois artigo, hoje o referente ao José Afonso.




Ainda em 1970 é editado o quarto LP (e não o terceiro conforme texto) de José Afonso. É o primeiro do qual me lembro da sua edição e era o objecto de crítica do pequeno texto acima reproduzido. Crítica pouco favorável como se pode ler:
- "inferior" aos dois anteriores trabalhos.
- "...estagnamento, contrário à evolução que os dois primeiros álbuns pareciam prenunciar."
- "...retrocesso na instrumentação..."
Embora reconheça que José Afonso é "um dos nossos melhores intérpretes...", para no fim ficar a dúvida "estagnação ou repouso transitório", "O próximo LP o dirá." conclui o artigo.

O próximo seria a obra-prima "Cantigas do Maio", dúvidas tiradas para quem as tivesse. Quanto a "Traz Outro Amigo Também" parece-me que se enquadra na trajectória musical que vinha a construir. Com este álbum ganhou o prémio da Casa da Imprensa pela qualidade global deste álbum onde se destacava "Canto Moço".



José Afonso - Canto Moço

Sem comentários:

Enviar um comentário