terça-feira, 16 de outubro de 2018

Daphne - Verde Pino

DISCO MÚSICA & MODA, nº 1 de Fevereiro de 1971

Neste primeiro nº do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" teve grande destaque o Grande Prémio TV da Canção que ocorreu a 11 de Fevereiro do ano de 1971. No total mais de quatro páginas lhe eram dedicadas, mais de duas com anúncios e mais duas com a apresentação dos concorrentes.

Na página 4 era o anúncio da editora Zip que estava representada por 5 canções:
"Menina" interpretada por Tonicha, "Palavras Abertas" pelo quarteto Intróito, "Rosa Roseira" pelos EFE5, "Crónica de um Dia" por Hugo Maia de Loureiro e "Anda Ver o Sol" pela Lenita (Gentil).



Na página 6 aparece o anúncio referente à canção "Verde Pino" interpretada pela Daphne.




Na página 14 aparece o anúncio da canção interpretada pelo Paulo de Carvalho era a "Flor sem Tempo". O anúncio era do programa de rádio "PBX" do Rádio Clube Português e quem responde-se ao anúncio habilitava-se a uma viagem a Madrid.




Faltam duas canções, eram 9 no total, e essas duas eram interpretadas por Fernando Tordo com "Cavalo à Solta" e Duarte Mendes com "Adolescente". O anúncio da Philips ocupava toda a última página do jornal.



A esta distância, num festival tão criticado, é de realçar a qualidade dos participantes naquele que era já o 8º concurso realizado pela RTP e que escolheria a canção representante para o Festival da Eurovisão naquele ano em Dublin.

Oportunidade para lembrar algumas das canções.
Começo pela Daphne e a canção "Verde Pino".
Pese a participação no quarteto Música Novarum, com passagem em 1969 pelo programa da TV "Zip-Zip" e a edição no mesmo ano do EP que já tive ocasião de recordar, Daphne era pouco mais que uma ilustre desconhecida.
A canção "Verde Pino" era da autoria do seu marido Nuno Rodrigues. Em resposta à pergunta "se considerava «Verde Pinho» uma canção de festival..." respondeu Daphne:
"É uma canção pastoril, muito ao estilo do reportório da «Música Novarum». É completamente diferente do que, até aqui, tem sido apresentado...". Acaba num modesto 7º lugar.


Procurarei no futuro continuar a recordar esta voz ímpar da música Folk portuguesa de influência britânica, Daphne a nossa Jacqui McShee?




Daphne - Verde Pino

Sem comentários:

Enviar um comentário