sexta-feira, 5 de outubro de 2018

José Jorge Letria - Tango dos Pequenos Burgueses

O ano de 1971 tinha sido marcado por quatro músicos (e respectivos álbuns) , José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira; o ano de 1972 seria igualmente marcado por mais quatro excelentes álbuns, “Margem de Certa Maneira” de José Mário Branco, “Eu Vou Ser Como a Toupeira” de José Afonso, “Fala do Homem Nascido” de Samuel/Carlos Mendes/Duarte Mendes/Tonicha e “Até ao Pescoço” de José Jorge Letria (fica de fora “Pré-Histórias” de Sérgio Godinho gravado em 1972 mas somente editado em 1973).

José Jorge Letria foi nos anos 70 um reconhecido cantor da música popular portuguesa, é actualmente mais conhecido como dramaturgo e ficcionista de obras para crianças (e também música para crianças, “Pim Pam Pum” de 1999), tendo entretanto recebido diversos prémios literários Mas o destaque, agora, vai mesmo para a gravação de 1972, o LP “Até ao Pescoço” que tinha então passagem regular na nossa rádio (“Pare, Escute e Olhe” lembram-se?), em particular, no excelente programa, já aqui referido várias vezes, “Página um” de José Manuel Nunes.

Tem participação activa antes e pós 25 de Abril como cantor de intervenção ao lado de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e tantos outros. Infelizmente, no pós 25 de Abril a sua música torna-se excessivamente panfletária e hoje de difícil audição. Com uma robusta voz grave, facilmente reconhecida, deixou-nos algumas pequenas maravilhas, algumas cheias de ironia, como a hoje escolhida, “Tango dos Pequenos Burgueses”.




“Até ao Pescoço”, gravado em França com arranjos de José Mário Branco, é dos melhores discos de música portuguesa da fértil década de 70 e está praticamente e imerecidamente esquecido. Incrível como é que a discografia original de José Jorge Letria não está editada em CD (julgo eu). Continuamos pequenos. Um prazer, com certeza todos vão gostar de recordar.




José Jorge Letria - Tango dos Pequenos Burgueses

PS: Num “Auto de Busca e Apreensão” da Pide/DGS efectuado em Fevereiro de 1973 à discoteca Sassetti de Lisboa podia-se ler:
“E, finda ela, foi encontrado o seguinte: seis exemplares do disco intitulado “ATÉ AO PESCOÇO”, da autoria de José Jorge Letria: três exemplares do disco intitulado “CHANTS DE LA REVOLUTION CUBAINE”, três exemplares do disco intitulado “MARGEM DE CERTA MANEIRA”, da autoria de José Mário Branco; e três exemplares do disco intitulado “LENINE ET LES CHANSONS”, os quais foram apreendidos e transportados para a sede da Direcção-Geral de Segurança.”, no Blog Cais do Olhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário