Bom! De tempos a tempos, temos que regressar aos The Moody Blues. Aos bons velhos The Moody Blues.
Já os revisitámos várias vezes no conjunto dos primeiros e melhores álbuns do grupo e ainda num Single nunca editado em álbum ("Fly Me High" de 1967) assim como bela canção de 2003. Agora é a vez de voltar ao maravilhoso “In Search of the Lost Chord”, era o 2º álbum (ignorando “The Magnificent Moodies” de 1965) e decorria o ano de 1968.
“House Of Four Doors” é o tema eleito para recordar este magnífico álbum. O melhor de 1968, de acordo com o programa “Em Órbita” já aqui tantas vezes citado, e que a ele se referia do seguinte modo:
"O requinte máximo de uma encenação musical para disco.
A afirmação categórica de um grupo que legou em 1968 uma experiência única em música popular.
«In search Of The Lost Chord», é um libelo contra o mau gosto, uma impugnação ao que é caduco, cabotino e fácil.
Um desafio de continuidade …
Um repto à imaginação criadora de cada um.”
Quanto ao tema “House Of Four Doors”, é uma breve viagem pela história da música, na primeira porta que se abre é a música medieval (viola acústica/flauta), na segunda, a música barroca (cravo/violoncelo), na terceira, a música clássica (mellotron/piano) e finalmente na quarta a música moderna que abria caminho para o tema seguinte “A Legend Of A Mind” em referência a Timothy Leary e ao mundo do LSD.
Como dizia Tony Clarke (maestro no primeiro álbum “Days of Future Passed”), na capa interior de “In Search of the Lost Chord”, a propósito de neste álbum todos os sons serem tocados na totalidade pelos elementos dos The Moody Blues:
“… they will be the smallest symphony orchestra in the word.”
O melhor mesmo seria ouvir o disco todo, para quem não puder, aqui fica “House Of Four Doors”.
Moody Blues - House of Four Doors
Sem comentários:
Enviar um comentário