terça-feira, 4 de abril de 2017

Sandy Denny - Who Knows Where The Time Goes

Alexandra Elene MacLean Denny (1947-1978), ficou conhecida por Sandy Denny.

Muito cedo aprendeu a tocar piano e viola e em meados dos anos 60 estudava no Kingston Art College, então também frequentado por Jimmy Page (Led Zeppelin), Eric Clapton e John Renbourn (Pentangle). Começa a tocar, e a ser notada, em pubs londrinos onde cantava canções de Bob Dylan, Tom Paxton e Pete Seeger e no início de 1967, a convite de Alex Campbell, efectua as primeiras gravações de estúdio. “Alex Campbell & Friends” e “Sandy & Johnny” são o resultado, mais tarde compilado no álbum “The Original Sandy Denny”. Na capa podia-se ler o seguinte texto do então produtor Marcel Rodd:
“…uma voz genial, capaz de, sem esforço, produzir arpejos, trémolos e escalas como se estivesse a afinar um instrumento sobre o qual iria exercer um domínio absoluto (…). Mal me tinha apercebido que tinha transportado para o nosso estúdio uma das maiores cantoras com que este país seria abençoado.”

Entretanto Dave Cousins (dos The Strawbs) ouviu-a cantar no “The Troubadour” e recorda assim a noite:
“Fui lá na noite dos cantores numa terça-feira e, de repente, lá estava a melhor voz que eu alguma vez tinha ouvido. (…) Eu não sei o que se passou comigo, fui até ela logo de seguida, apresentei-me e convidei-a a integrar The Strawbs. Para minha surpresa ela disse que sim…” 

É assim que ainda em 1967, é gravado “All Our Own Work”, mais tarde intitulado “Sandy Denny And The Strawbs”. A súbita saída de Sandy Denny para os Fairport Convention levaria a que este disco ficasse inédito até 1973 (auge da popularidade de Sandy e dos The Strawbs).




Sandy, então muito jovem, é o destaque maior, mas em algumas faixas denuncia ainda, reconheçamos, uma voz ainda não totalmente amadurecida. O realce vai directo para a única faixa assinada por ela, a magistral “Who Knows Where The Time Goes” que ficaria como a imagem de marca de Sandy Denny (uma cópia de “Who Knows Where The Time Goes” chegaria, no outro lado do atlântico, às mãos de Judy Collins, e ainda em 1968 Judy faz a sua versão de “Who Knows Where The Time Goes” e dá-lhe o título ao álbum desse mesmo ano). Mas a melhor versão e primeiramente conhecida de Sandy Denny é a gravada em 1969 com os Fairport Convention. A esta canção havemos de voltar, para já fiquemos então com a primeira versão de “Who Knows Where The Time Goes”, estávamos ainda em 1967.




Sandy Denny - Who Knows Where The Time Goes

Sem comentários:

Enviar um comentário