quarta-feira, 19 de abril de 2017

Carlos Paredes - Danças Portuguesas Nº1

pão com manteiga - O Roque e a Amiga                                                                                  



Uma nova forma de humor preenchia os Domingos de manhã no início dos anos 80. Era o programa de rádio “pão com manteiga” que nos divertia com brincadeiras com a língua portuguesa, como esta:
“Grave é uma palavra grave. Esdrúxula é uma palavra esdrúxula. Já o que é grave é que aguda é uma palavra grave!”

Ou então com “O Roque e a Amiga”, aqui vai mais um:
“Em cima do escadote, Roque montava uma lâmpada fluorescente na cozinha. Em baixo, de braços cruzados e olhos fitos no tecto, a amiga seguia as operações, abanando, negativa, a cabeça. E, pouco confiante no que via, começou:
- Faltaria a um dos meus mais sagrados deveres se, neste momento difícil, não erguesse a minha voz para lhe chamar a atenção para o facto de me parecer que a catástrofe está eminente…
Roque riu, em cima do escadote, e falou de alto:
- Qual quê! Está firme como o rochedo de Gibraltar!
- Então ‘tá bem: eu só estou a avisar.
Roque apertou o último parafuso, desceu do escadote e, voltando-se sorridente para a amiga, perguntou:
- Vai uma apostinha
Carregou no interruptor e a lâmpada estatelou-se no chão.
A amiga foi buscar a vassoura e começou a apanhar os vidros espalhados por toda a cozinha. E olhando-o, danada, atirou-lhe:
- Tinha que ser: eu já estava à espera disto! Você não serve para estas coisas… Nunca ouviu dizer que quem tem unhas é que toca guitarra, Roque?”

E ouve-se Carlos Paredes e o tema “Danças Portuguesas Nº 1”.

“Danças Portuguesas Nº 1” aparece no álbum de 1972 “Carlos Paredes/Artur Paredes”.




Carlos Paredes - Danças Portuguesas Nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário