segunda-feira, 3 de abril de 2017

Deep Purple - Third Movement - Vivace - Presto

A década de 60 foi do ponto de vista musical muito abonada.

Teve também um desenvolvimento muito peculiar sendo o início e o fim da década radicalmente diferentes. Em particular na segunda metade verificaram-se movimentos musicais que pouco antes seriam impensáveis, entre eles a fusão do Rock com a música Clássica, muito em virtude da formação musical que alguns músicos evidenciavam.
De entre as várias experiências o destaque hoje vai para os Deep Purple que em 1969 gravaram ao vivo o “Concerto for Group and Orchestra “ no Royal Albert Hall com a Royal Plilarmonic Orchestra. O Concerto escrito por John Lord (1941-2012), teclista do grupo, é composto por 3 movimentos, sendo o vídeo seguinte correspondente ao final do “Third Movement:Vivace-Presto”.





Este registo seria alvo de acérrimas críticas, os defensores clamando pelo vanguardismo que o Rock atingia, longe do primarismo do início da década, outros como Jorge Lima Barreto que na edição de Julho de 1971 do jornal “a memória do elefante” escrevia:
“A fusão pop-música clássica é-nos tendenciosamente apresentada como uma forma erudita.” e “John Lord, dentro da sociedade de consumo, satisfaz a ansiedade pequeno-burguesa da erudição. Para quê ouvir Bach, Beethoven ou Ravel se existe John Lord; se nessas monótonas orquestras não há nada pop? (pergunta o menino-psicadélico-mediocrizado).”
A cada um o seu juízo.

Agora o “encore” do concerto com a repetição da parte final do mesmo 3º movimento (o mais bem conseguido na fórmula Rock-Clássico).




Deep Purple - Encore - Third Movement - Vivace - Presto (Part)

Sem comentários:

Enviar um comentário