quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

The Giants of Jazz - 'Round Midnight

A revista "Vida Mundial" e a música popular

O ano de 1971 foi particularmente significativo no que diz respeito à música ouvida em Portugal. Na música dita popular teve no surgimento de José Mário Branco e Sérgio Godinho a principal e revolucionária marca, no Pop-Rock realizou-se no Verão o 1º Festival de Vilar de Mouros e a 20, 21 de Novembro o 1º Festival de Jazz de Cascais.

Este último o mais arrojado e importante de todos, a comprová-lo os nomes que por lá passaram, eis alguns: Miles Davis (com Keith Jarrett), Ornette Coleman (com Charlie Haden), Phil Woods, Dexter Gordon, The Giants of Jazz (com Dizzy Gillespie, Thelonious Mounk, Art Blakey) e ainda os nacionais The Bridge.





"Cascais: Dez Horas de "Jazz"", era a súmula que o nº 1694 de 26 de Novembro da revista "Vida Mundial" trazia dos 2 dias do festival que tinha terminado com The Giants of Jazz:
"Quando Art Blakey arremessou as baquetas para o público, após uma hora a "bater" na sua "máquina", o Primeiro Festival de "Jazz" de Cascais chegava ao fim. O "fecho" foi um "diálogo"  entre a trompeta de Gillespie e o sax de Stitt, com 8 mil pessoas a testemunhar, mais uma vez, a imortalidade do "jazz"."

The Giants of Jazz eram constituídos por Dizzy Gillespie no trompete, Sonny Stitt nos saxofones, Kay Winding no trombone, Thelonious Monk no piano, Al McKinbbon no baixo e Art Blakey na bateria, estavam em digressão pela Europa, tendo alguns dos seus concertos ficado registados em disco. Duas semanas ante de actuarem em Cascais, tocaram em Boblingen na Alemanha, onde vamos buscar o conhecido "'Round Midnight" de Thelonious Monk.




The Giants of Jazz - 'Round Midnight

Sem comentários:

Enviar um comentário