sábado, 14 de janeiro de 2017

Elvin Jones - My Ship

A revista "Vida Mundial" e a música popular

O 2º Festival de Jazz de Cascais volta a ter, num país tão pobre, mas ávido, no consumo deste género musical, um cartaz de luxo. Phil Woods, Cannonball Adderley, Dave Brubeck, Jean-Luc Ponty, Elvin Jones, Jimmy Smith  e os portugueses Status são algumas das presenças naquele festival que ocorreu nos dias 11 e 12 de Novembro de 1972.





Desse festival dá Jorge Lima Barreto conta em artigo publicado na revista "Vida Mundial" nº 1750 de 22 de Dezembro daquele ano.
Sob o título "Museologia e "Avant-Garde"?" Jorge Lima Barreto discorre sobre aquele festival alinhando na crítica daqueles que acusavam o Festival de Jazz de Cascais de uma selecção musical "condicionada por pressões do imperialismo discográfico internacional" e defendendo uma maior aposta em "músicos de "jazz" de vanguarda".





As críticas negativas eram muitas, desde os portugueses Status, "o fiasco da ignorância, a defecação da insolência", a Dave Brubeck, ""jazz"-mostruário, "jazz"-mortuário", a Cannonball Adderley, "horribile visu, miserabile auditu", a Phil Woods "O agrupamento foi, consequentemente, incoerente, falho de unidade, aparentemente sólido na sonoridade inconfundível", a Jimmy Smith, "O sistema orgânico dum conjunto deste tipo é simplesmente lamentável".
Pela positiva, estava Jean-Luc Ponty, "Extremamente rico e imaginativo, o "jazz" deste trio evidenciou-se no certame", e Elvis Jones, "O grupo de Elvin Jones foi o conjunto cuja semântica jazzística melhor se encontrou definida".





Recuperamos Elvin Jones (1927-2004), que alguns meses antes de estar presente em Cascais grava ao vivo "Live at the Lighthouse", na Califórnia, duplo LP que seria editado em 1973. Elvin Jones - bateria, em quarteto com Steve Grossman - saxofones, Dave Liebman - saxofones e flauta e Gene Perla - baixo para ouvir "My Ship" um original de Ira Gershwin e Kurt Weill de 1941.




Elvin Jones - My Ship

Sem comentários:

Enviar um comentário