Jorge Lima Barreto, enquanto músico, estreou-se em gravações, em 1976, em duo com o Rui Reininho, duo que tomou a designação de Anar Band e estará entre as primeiras gravações de música improvisada feita em Portugal.
Na capa do disco pode-se ler:
"O disco Anar Band é uma afirmação estética no panorama da música de vanguarda.
Resulta de nova tecnologia instrumental e duma visão metamusical das diversas linguagens da actualidade. Os instrumentos: sintetizador e guitarra eléctrica. Ornamentos percussivos, piano e piano preparado."
Na Face A (Jazz-Off) os temas "Aquaman", "Plasticman", "Batman" e "Superman", no lado B (Free-Li-Mo) os temas "Fantasma", "Sandokan", "Mandrake" e "Tarzan". Como mostra ficamos com "Fantasma" o início do lado B, ainda no mesmo texto:
"Em "Fantasma" delineam-se improvisações exclusivamente electrónicas, sendo o re-recording a exploração de sonoridade estriadas que se justapõem às massas lisas do solo."
(Se a memória não atraiçoa, assistimos a concerto do duo Anar Band no Teatro Gil Vicente em Coimbra, provavelmente em 1977, mas não conseguimos confirmar)
Anar Band - Fantasma
Estive hoje a escutar este álbum que comprei na época e que continuo a gostar de ouvir:-)
ResponderEliminarNunca os vi ao vivo, apenas vi os Telectu em Lisboa. Jó o Jorge Lima Barreto, comprava a sua revista de música "Memória de Elefante" e li alguns dos seus livros na época.
Irei passando por aqui.
Cumprimentos
Rui
Obrigado pela sua passagem. Continue a fazê-lo e a partilhar as suas memórias musicais. Cumprimentos
ResponderEliminar