sábado, 28 de janeiro de 2017

Fotheringay - Nothing More

Algumas memórias de 2016

Nunca fomos particular adeptos de colectâneas e mesmo de muitas gravações ao vivo que nos pareciam ter um carácter excessivamente comercial, correspondendo muitas das vezes a situações de menor criatividade dos seus autores  e assim preencherem espaços temporais que doutra forma seriam difíceis de o fazer. Não acrescentavam pois nada de novo ao que já era conhecido até então.

É claro que houve sempre excepções, em particular nos discos ao vivo, que permitiam por vezes captar de forma genuína a prestação dos músicos sem as ajudas de estúdio. Lembramo-nos, por exemplo, de discos como "Absolutely Live" dos The Doors, "Four Way Streets" dos Crosby, Stills, Nash & Young ou "It's Too Late To Stop Now" de Van Morrison, para ficarmos somente nos mais antigos.
Mais recentemente começaram a tornar-se usuais a edição de gravações, guardadas ou descobertas. que vêm complementar a discografia original, por vezes já terminada, de grupos e músicos que fizeram as delícias da nossa juventude.

O ano de 2016 foi fértil em edições de arquivo, eis algumas que se recomendam.

Pink Floyd - The Early Years 1965-1972
Em duas versões, duplo CD e caixa de 32 discos. Oportunidade de conhecer melhor o fase mais interessante deste histórico grupo.

Van Morrison - ...It's Too Late To Stop Now...Volumes II, III, IV & DVD
Depois do maravilhoso duplo ao vivo "It´s Too Late Too Stop Know" saído em 1974 com gravações de 1973 em Los Angeles, Santa Monica e Londres, eis uma expansão desses concertos com um conjunto de gravações completamente inéditas.
Volume II - gravado ao vivo no Troubadour, Los Angeles, a 23 de Maio de 1973
Volume III - gravado ao vivo em Santa Monica Civic, Califórnia, a 29 de Junho de 1973
Volume IV - gravado ao vivo no Rainbow, Londres, a 23 e 24 de Julho de 1973
DVD - gravado ao vivo no Rainbow, Londres, a 23 e 24 de Julho de 1973

Uma pequena maravilha para os fãs de Van Morrison.

Sandy Denny - I've Always Kept A Unicorn
Quando se pensava que os arquivos de Sandy Denny estavam todos esmifrados, eis que somos surpreendidos pelo acústico duplo CD "I´ve Always Kept A Unicorn". Como diz o folheto que acompanha esta edição "O melhor álbum que Sandy Denny nunca fez".

Sandy Denny a solo, com The Strawbs, com os Fairport Convention, com os Fotheringay e com The Bunch, 40 canções superiormente interpretadas por Sandy Denny quer sejam demos, versões ao vivo, ou a solo só com viola ou piano. Sandy Denny despida de acompanhamento, sem necessidade de acompanhamento. Uma edição a mostrar porque é que Sandy Denny foi a maior cantora da sua geração.

Fotheringay - Nothing More
Ainda Sandy Denny. Fotheringay foi o grupo, de curta duração, formado em 1970 por Sandy Denny tendo na época sido editado o álbum "Fotheringay" uma referência obrigatória do melhor Folk-Rock de sempre.
Em 2008 foi editado "Fotheringay 2" aquele que deveria ter sido o 2º álbum do grupo mas que não se chegou a concretizar, Sandy Denny tinha iniciado carreira a solo.





"Nothing More" é composto por 3 CD e um DVD a saber:
Disco 1 - O álbum original de 1970 mais 6 faixas bónus
Disco 2 - O álbum original de 2008 mais 6 faixas bónus
Disco 3 - Faixas 1-9 gravadas ao vivo a 28 de Junho de 1970 em Roterdão, Holanda. Faixas 10-16 gravadas na BBC, Londres em 1970
Disco 4 - DVD com 4 faixas gravadas ao vivo para a TV, no Beat Club em Breman, Alemanha, a 28 de Novembro de 1970.

Ficamos para audição com o tema título desta colectânea "Nothing More", a canção de Sandy Denny que abria o álbum de 1970, agora na versão ao vivo em Roterdão que aparece no disco 3.




Fotheringay - Nothing More

Sem comentários:

Enviar um comentário