terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Roger Sarbib - Nosso Concerto

Conhecíamos os irmãos André e Jean Sarbib (nascidos no Porto) actualmente reconhecidos músicos de Jazz, o primeiro cá em Portugal, o segundo a viver em Nova Iorque. Não conhecia o Roger Sarbib (1906-1993) pai de André e de Jean.

A informação sobre Roger Sarbib é muito escassa pelo que me socorro quase exclusivamente da “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX”. Ficamos assim a saber que Roger Sarbib nasceu na Argélia, fez os seus estudos musicais em Paris. Na década de 30 “acompanhou ao piano alguns dos mais consagrados cantores da música ligeira francesa, entre os quais Charles Trenet, Tino Rissi, Maurice Chevalier e Edith Piaf.”

“Com a entrada das tropas alemãs em Paris (1940) deslocou-se para Espanha…” e “Fixou-se no Porto em 1945…”, “Até 1963 tocou e dirigiu um conjunto que actuava em bailes e festas…”, “… em 1963 fixou-se na Madeira…”. Ainda, de acordo com a mesma fonte, “As suas composições e arranjos reflectem um apurado sentido melódico e um especial cuidado na conjugação da melodia e dos contracantos com o discurso harmónico.” 

Quando a música moderna despontava em Portugal, alguns estrangeiros a viver cá, Roger Sarbib, mas também Thilo Krasmann, Walter Behrend, Shegundo Galarza, eram preponderantes em ritmos bem dançantes, Bolero, Fox, Twist ou Slow Rock como “Nosso Concerto” o tema escolhido do primeiro EP de Roger Sarbib de 1961.




O original “Il nostro concerto”, é do pianista e cantor italiano Umberto Bindi (1932-2002) de quem podemos ver o vídeo.




Agora “Nosso Concerto” por Roger Sarbib, estamos no ano de 1961.




Roger Sarbib - Nosso Concerto

Sem comentários:

Enviar um comentário