domingo, 8 de janeiro de 2017

Bossa Jazz 3 - Outra Vez

A revista "Vida Mundial" e a música popular


Intitulado ""Jazz" em Portugal", Jorge Lima Barreto assina, no nº 1717, de 5 de Maio de 1972, da revista "Vida Mundial" mais um artigo dedicado ao Jazz, neste caso ao estado do Jazz no nosso país.
Pese a realização e o o êxito que no ano anterior tinha constituído o 1º Festival de Jazz de Cascais, a situação da música Jazz em Portugal era, naquela época, podemos dizer muito insípida.

O polémico Jorge Lima Barreto sabia disso e não perde oportunidade para criticar a situação.
Quer em relação aos divulgadores , acusando estes (Raul Calado, Luís Villas-Boas, Manuel Jorge Veloso, José Duarte) de "elitistas" e burgueses, quer em relação aos músicos que pretensamente faziam música Jazz ou próximo dela.
Ao grupo Bridge diz que "...foi um dos maiores "bluffs" da última temporada", Rao Kyao "... é das personalidades mais decepcionantes do "jazz""  (depois de passagem pela música de fusão Rock-Jazz grava o 1º LP de Jazz "Malpertuis" em 1976) e continua "O saxofonista Rui Cardoso poderia fazer algo de positivo caso se profissionalizasse no "jazz", o que não faz por razões económicas." (Rui Cardoso foi membro do Hot Clube de Portugal, teve alguma notoriedade nos anos 70 no grupo Rock Sindicato e na colaboração com músicos da área da música popular, Júlio Pereira, José Mário Branco, José Jorge Letria).






No lado das esperanças está ele próprio: "No Porto organizei a Anar Jazz Group que tem intenções estritamente dadaístas e desmistificadoras do pseudo-"jazz" nacional." (sob a designação Anar Band gravaria um disco experimental em 1977), está o contrabaixista Jean Sarbib que "... sofreu uma visível evolução e um prometedor vislumbramento do "jazz"." (Jean Sarbib, o músico português a ter maior destaque no mundo do Jazz, depois de colaborações, no final dos anos 60, início de 70, na área do Pop-Rock nacional, envereda por carreira internacional onde se destacam as colaborações com Archie Shepp, Cecil Taylor e Dexter Gordon) e ainda o pianista Marcos Resende "... sem dúvida a maior esperança do nosso "jazz"."

A escassez de gravações de Jazz em Portugal naqueles tempos leva-nos novamente ao grupo Bossa Jazz 3, formado por Marcos Resende, e ao EP de 1967 onde constava o tema "Outra Vez"




Bossa Jazz 3 - Outra Vez

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