segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Gato Barbieri - In Search Of The Mystery/Michell

Algumas memórias de 2016


Gato Barbieri é mais um nome ligado ao fatídico ano de 2016. Falecido a 2 de Abril do ano passado, tinha, então, 83 anos de idade.

"Gato Barbieri, saxofonista argentino, começou com a requinta (clarinete) nas orquestras de milonga, antes de impor a sua sonoridade inimitável no sax tenor em contextos variados, do free ao latin jazz. Lírico e vociferante, andou lado a lado com a vanguarda dos anos 60 (Don Cherry, Carla Bley, Charlie Haden) antes de se tornar o tenor das alcovas e boites tropicais...", é assim que no livro "Os Grandes Criadores de Jazz" se encontra a caracterização de Gato Barbieri.

Nos anos 60 esteve ligado ao que de mais de vanguarda se fazia no Jazz, de Coltrane a Charlie Haden, nos anos 70 foi-se progressivamente aproximando de sonoridades latinas e composição para música de cinema ("O Último Tango em Paris", por exemplo).





É nesta fase inicial com Gato Barbieri a desbravar os caminhos do Free-Jazz que ficamos, recordamo-lo no seu primeiro LP a solo gravado em 1967 de nome "In Search Of The Mystery". Na face A temos "In Search Of The Mystery/Michelle" e no face B "Obession nº 2/Cinemateque". Lembramos os primeiros 7 minutos do lado A.




Gato Barbieri - In Search Of The Mystery/Michell

Sem comentários:

Enviar um comentário